ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/04/2025
Conheça a história e principais marcos do Grupo Zonta
POR Kelly Souza
EM 27/02/2025

Foto: Divulgação
“Nos primeiros dias, eu não sabia sequer como funcionaria um supermercado. Então, me impus um desafio: em 90 dias, eu aprenderia tudo o que fosse necessário para fazer o negócio dar certo”, conta Pedro Joanir Zonta, fundador e presidente do Grupo Zonta.
O que começou como um modesto mercado de 110 m², em Curitiba, se transformou em um grupo multissetorial, com atuação regional e uma operação que abrange supermercados, atacarejos, postos de combustíveis, indústria, shopping e serviços financeiros. Por trás desse crescimento está a visão e resiliência de Pedro Joanir Zonta, fundador e presidente do Grupo Zonta.
98 unidades em super, hiper, atacarejos, atacados e outras frentes de negócio
Os primeiros passos de um visionário
A trajetória do Condor se entrelaça com a história de seu fundador. Desde cedo, Zonta aprendeu a importância do comércio, vendendo frutas na infância para ajudar a família. Em 1974, aos 22 anos, adquiriu seu primeiro mercado no bairro Pinheirinho, apostando em um aprendizado acelerado para entender o setor.
Foto: divulgação
Uma grande virada veio com a oportunidade de fornecer insumos para as cozinhas da refinaria de Araucária da Petrobras. O contrato impulsionou o faturamento em 115% e garantiu capital para as primeiras expansões.
Expansão e desafios superados
A década de 1980 marcou a chegada da rede às novas cidades, como Apucarana, e a abertura do primeiro hipermercado em Londrina.
20 cidades ampliando sua força regional com 60 milhões de clientes por ano
Mas nem tudo foi fácil. Em 1996, um incêndio devastou uma loja do bairro São Braz. Em um ato de liderança silencioso, Zonta pegou uma vassoura e começou a limpar os escombros. Logo, funcionários e familiares se juntaram a ele, restaurando a unidade em tempo recorde.
Um grupo que vai além do varejo alimentar
Ao longo dos anos, o Grupo Zonta expandiu suas operações
- 2015
Entrada no setor de combustíveis com a rede de postos própria
- 2016
Expansão para Santa Catarina, consolidando-se fora do Paraná
- 2021
Lançamento do Gigante Atacadista, reforçando a presença no segmento de atacarejo
- 2023
Aquisição da CIPLA, indústria de plásticos injetáveis, e da rede Hipermais
- 2023
Compra da Ouro Fino, tradicional indústria de água mineral, e do Shopping Estação Joinville, que passou por uma revitalização completa
Notícias relacionadas

Personalização do sortimento: vantagens e complexidades

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Grupo Koch anuncia a abertura de sua 81ª unidade
