23/04/2025
Como a história comovente de um cliente do Supermercado Santa Helena foi parar no Instagram de Luciano Huck
POR Alessandra Morita
EM 22/04/2025

Foto: Divulgação
Poderia ter sido mais uma campanha bem-sucedida do mineiro Supermercado Santa Helena, mas a descoberta de um propósito e do desejo de ajudar que movia um cliente beneficiado pela ação inspirou e viralizou nas redes sociais. A história foi parar no Instagram do apresentador Luciano Huck, onde alcançou cerca de 6,7 milhões de visualizações. Elas se somam às 966 mil da página do supermercado e aos 6,7 milhões da conta Razões para Acreditar.
Depois de fazer o saque referente ao valor do PIS, o cliente Bruno, de 31 anos e natural de Sete Lagoas, voltava para casa quando foi abordado por uma pessoa pedindo ajuda. Ele se prontificou a dar R$ 100 dos R$ 213 que havia recebido e ficar com o restante. No entanto, a resposta que recebeu foi: “Eu não quero dinheiro; só comida para mim e para minha filha”.
É nesse ponto que a história dele se entrelaça com a da varejista. Ao passar pelo caixa do Santa Helena Plus, localizado no centro de Sete Lagoas, ele foi selecionado na ação Compra Quitada, realizada em fevereiro deste ano, que faz parte da promoção Show de Prêmios e vai até o final deste mês.
A iniciativa consistia em quitar 100% da compra realizada por uma pessoa de determinado perfil a cada dia: solteiros, homens, casais e assim por diante. O time de marketing escolhia um horário e definia o perfil que seria contemplado, comunicando essas informações apenas para o gerente da unidade.
Bruno foi contemplado por ser o primeiro homem a passar pelo checkout às 10 horas. Em sua cesta havia produtos para ele e para a pessoa que queria ajudar. Ao receber a notícia de que não seria preciso pagar por nada, chorou. Foi essa história, classificada pela varejista como fruto da solidariedade e do desejo de ajudar o próximo, que viralizou nas redes sociais.
Não por acaso. Levantamento da Sprout Social Index, ferramenta de gerenciamento de mídias sociais, identificou que conteúdos abordando ações de solidariedade, inclusão e sustentabilidade geram até 3 vezes mais compartilhamentos. O motivo é a legitimidade de ajudar o próximo, como mostra a história acima.
De acordo com o Santa Helena, a atitude do cliente conectou as pessoas, que começaram a compartilhar a postagem, gerando um movimento positivo. Na postagem no Instagram da rede, com o depoimento de Bruno, há diversos comentários que ressaltam a atitude de ajudar alguém que não se conhece apenas pela solidariedade.
Essas mensagens e a repercussão da história fazem com que a empresa se sinta orgulhosa. Também desperta em todos o sentimento de dever cumprido.
Entendendo a ação
Com 9 lojas em Minas Gerais, o Santa Helena criou uma mecânica consistente de promoção neste início de ano sob o chapéu Show de Prêmios. Dentro dele, acontecem três iniciativas promocionais mensais, que ocorreram entre fevereiro e abril.
A primeira foi a Compra Quitada, que premiou o consumidor Bruno ao passar pelo caixa e outras 24 pessoas. Em março, foi a vez do Prêmio Instantâneo, que distribuiu 1.600 brindes personalizados. Agora em abril, está sendo a vez do Mês da Oferta, com sorteio de um carro híbrido para os consumidores.
Notícias relacionadas

Indústria de limpeza entra no segmento premium e projeta aumento de 20% no faturamento

Santa fé espera dobrar o faturamento em 2025

Terê Frutas inaugura uma nova loja no RJ
