Colaboração e tecnologia são fatores essenciais para uma boa execução das estratégias de trade marketing
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/09/2024
Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
O penúltimo episódio dessa temporada do +Mais Varejo Podcast será intitulado “Da estratégia à execução: a tecnologia e a colaboração como viabilizadores do Trade”. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (11/09) e terá a participação de Theodoro Tortoro, gerente de marketing sênior do Grupo Amigão, e Ricardo Piccoli, diretor de trade e canais especiais da Heineken. A mediação foi realizada por Christiane Cruz Citrângulo, chief marketing strategy officer (CMSO) da Neogrid.
Para ambos os entrevistados o trade marketing atua como um grande elo entre indústria e varejo, e com o avanço da área ambos os representantes de seus negócios buscam formas de fazer com que essa colaboração continue crescendo e alcance novos patamares.
Do lado do varejo, Tortoro conta que essa área nasceu na indústria e aos poucos foi fortalecida no varejo.
“Observamos hoje que alguns varejistas, principalmente os regionais, ainda tem uma atuação de trade muito mais voltada para a gestão de ponto extra do que realmente focado na importância do trade como uma área estratégica”.
Para ele, não adianta somente ter a indústria atuando diretamente com o comercial se você não tem uma área que olhe os objetivos das estratégias de marketing e da companhia como um todo. “A área de trade traz a visão de como aplicar a estratégia, quais os objetivos, além de se atentar aos KPIs e dados. O trade acaba tendo uma atuação muito rica e transversal com todas as áreas do varejo e consegue permear a execução da estratégia junto a indústria”, complementa o executivo do Grupo Amigão.
Piccoli concorda e comenta que, por natureza, o trade marketing é colaborativo pois já nasce com esse aspecto, conectando as áreas de marketing, vendas, produção e finanças. Em relação a aplicação de tecnologia na área, o executivo conta que cada vez mais esse tem sido um movimento necessário.
“A alocação dos nossos artigos de geladeira, por exemplo, é uma decisão crucial, e hoje temos uma IA que faz isso de forma aprimorada em relação à decisão do time comercial, pois tem acesso a muitos dados de vendas, perfil e localização de PDV”, explica Piccoli.
Contudo, o diretor de trade da Heineken ressalta que “as melhores decisões são aquelas que conectam o algoritmo ou máquina com as decisões humanas para elevar o nível de produtividade a outro patamar”.
Assista ao podcast a partir de quarta-feira em sua plataforma preferida de streaming. Nela, você encontrará, além deste 8º episódio, os sete primeiros e o próximo que será lançado.
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