Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentarSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eataly Brasil altera bandeira e passa a operar como dark kitchen

11/07/2025

NEWSLETTER

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentarSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Black Friday no VarejoCrescimento do Varejo AlimentarMercearia Básica em AltaTendências do Consumo

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/12/2024

Black Friday impulsiona crescimento do varejo alimentar

Foto: Adobe Stock


O mês de novembro trouxe resultados expressivos para o varejo alimentar, impulsionados por uma Black Friday intensa e o aumento dos preços. Segundo o levantamento da Scanntech, o faturamento do setor cresceu 9,2% em relação ao mesmo período de 2023, superando a média dos meses anteriores.

A Black Friday de 2024 foi especialmente forte devido ao efeito calendário, que coincidiu com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal. Este cenário favoreceu a alocação de recursos em itens básicos, atraindo os consumidores para o canal alimentar.

A categoria de mercearia básica foi o grande destaque, com crescimento de 16,5% em faturamento, puxado principalmente pelos aumentos de preços de itens como café (+39,2%), óleo (+39,5%) e leite (+ 16,6%). Já as vendas unitárias subiram modestos 1,8%, refletindo um comportamento de consumo focado em necessidades essenciais.

Outro ponto relevante foi o desempenho dos atacarejos regionais, que apresentou maior crescimento nas vendas unitárias e em valor, com alta de 10,4%, superando os supermercados.

O relatório também aponta que o consumidor tem aproveitado o período para economizar, optando por embalagens maiores, com descontos mais agressivos no dia da Black Friday. Esse movimento reforça a importância estratégica das promoções bem planejadas para atrair e fidelizar clientes.

Com números robustos e uma Black Friday que representaram 15% do crescimento total de novembro, o varejo alimentar mostra que, mesmo diante da inflação, é possível explorar oportunidades de mercado com planejamento e focar nas necessidades do consumidor.


Fonte: relatório Radar Scanntech - destaques 11/2024


COMPARTILHAR
TAGS:Black Friday no Varejo,Crescimento do Varejo Alimentar,Mercearia Básica em Alta,Tendências do Consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockConsumo

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamentoConsumo

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

AssaíPesquisa

Assaí e Atacadão impulsionam crescimento em mesmas lojas entre os atacarejos

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados