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3 supermercados e 2 atacarejos entre os cinco maiores faturamentos/loja do varejo

POR Alessandra Morita

EM 30/08/2024

Trimais Supermercado Restaurante

Divulgação


Em um cenário aquecido em inaugurações, no qual muitas lojas acabam brigando em um mesmo raio de atuação, o desafio da produtividade é latente. Nesse ambiente, o atacarejo permanece o preferido nos planos de expansão do setor. Coincidência ou não, entre as cinco empresas com maior faturamento/loja do varejo, apenas duas são redes de cash & carry, conforme ranking da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).


Nesse indicador, essas são as cinco maiores, com suas respectivas receitas/loja (base de dados 2023):


1 – Andorinha: R$ 874 milhões (1 loja)

2 – Costa Atacadão: R$ 486 milhões (14 lojas)

3 – Trimais: R$ 465 milhões (2 lojas)

4 – Super Adega: R$ 373 milhões (6 lojas)

5 – Formosa Supermercados: R$ 365 milhões (4 lojas)


Costa e Super Adega são os representantes do formato atacarejo, mas atuam com um sortimento que contempla serviços. O Super Adega, por exemplo, conta com uma seção de vinhos e bebidas rica em opções e ambientação.


Já as outras três redes, que operam supermercados, focam justamente as fortalezas desse modelo. É o caso do Trimais, que oferece uma área de alimentação pronta interessante. Nela, há um espaço para sushis e sashimis, no qual os clientes montam suas próprias bandejas e “barcos”. Outros diferenciais são o restaurante e o açougue, que contribuem para atrair fluxo de consumidores.


O ambiente competitivo – em que a concorrência também vem de outros tipos de varejos e serviços – não pode ser negligenciado, mas as estratégias para sobressair nele começam com a clareza da proposta de atendimento. Dela vem o sortimento correto, a operação, frequência e formas de abastecimento, execução das categorias e serviços. Essa conjugação de fatores, aliada ao entendimento dos clientes, é o que pode levar o varejo a melhores níveis de produtividade e rentabilidade.


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TAGS:Produtividade,Faturamento/loja
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