ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/09/2025
Vendas no varejo alimentar: avanço apesar da crise
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/08/2018
Dias ruins já estão se tornando passado no varejo alimentar. Só em 2017, o setor cresceu 3,6% descontando a inflação média do período, que foi de 3,46% pelo IPCA. Com isso, o faturamento alcançou R$ 458,9 bilhões, conforme pesquisa da SA Varejo com cerca de 360 empresas de todo o País. Para este ano, a perspectiva é de nova alta.
O crescimento do setor no ano passado foi puxado pelo atacarejo, cujo aumento real foi de 11,7%. O formato fechou o ano com um saldo positivo de 88 lojas sobre 2017. O interesse do varejista na expansão do formato se justifica pela atratividade que o segmento ainda tem exercido sobre os consumidores, interessados em economizar. Os supermercados, por sua vez, cresceram 2,2% real, enquanto os hiper caíram quase 1% em 2017.
Já para 2018, a previsão é de uma alta de 3,4% para o setor, segundo a Tendências Consultoria . Isabela Tavares, analista de varejo, explica que as vendas serão favorecidas pela melhora na renda. A expectativa é de que a massa salarial suba 2% real. Parece pouco se comparado ao aumento de 3% do ano passado, mas é preciso lembrar que, em 2016, o indicador teve queda de 3,5%.A base de comparação, portanto, foi bem baixa.
[noticiasRelacionadas]
Já Tereza Fernandez, sócia da MB Associados , sugere ao varejista acompanhar a evolução de vendas dos atacarejos. “Há uma dúvida sobre se o canal continuará tendo os elevados níveis de crescimento apresentados nos últimos anos. Com a melhora da economia, é preciso avaliar se o consumidor continuará se deslocando uma distância maior para economizar nesse formato ou se ele vai preferir comprar perto de casa”, conclui ela.
Notícias relacionadas

Supermercados BH se aproxima das 400 unidades

Grupo Ítalo abre Superdia em Curitiba após aporte de R$ 50 milhões

Dalben eleva a experiência de compra com espaços pensados para cada fase da vida
