SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a hora de mostrar sua inovação: estão abertas as inscrições para o Prêmio Top Trade 2025

15/09/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Vendas Autosserviço Faturamento supermercados Varejo alimentar

Vendas no varejo alimentar: avanço apesar da crise

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2018

Dias ruins já estão se tornando passado no varejo alimentar. Só em 2017, o setor cresceu 3,6% descontando a inflação média do período, que foi de 3,46% pelo IPCA. Com isso, o faturamento alcançou R$ 458,9 bilhões, conforme pesquisa da SA Varejo com cerca de 360 empresas de todo o País. Para este ano, a perspectiva é de nova alta.

O crescimento do setor no ano passado foi puxado pelo atacarejo, cujo aumento real foi de 11,7%. O formato fechou o ano com um saldo positivo de 88 lojas sobre 2017. O interesse do varejista na expansão do formato se justifica pela atratividade que o segmento ainda tem exercido sobre os consumidores, interessados em economizar. Os supermercados, por sua vez, cresceram 2,2% real, enquanto os hiper caíram quase 1% em 2017.

Já para 2018, a previsão é de uma alta de 3,4% para o setor, segundo a Tendências Consultoria . Isabela Tavares, analista de varejo, explica que as vendas serão favorecidas pela melhora na renda. A expectativa é de que a massa salarial suba 2% real. Parece pouco se comparado ao aumento de 3% do ano passado, mas é preciso lembrar que, em 2016, o indicador teve queda de 3,5%.A base de comparação, portanto, foi bem baixa.

[noticiasRelacionadas]

 

Já Tereza Fernandez, sócia da MB Associados , sugere ao varejista acompanhar a evolução de vendas dos atacarejos. “Há uma dúvida sobre se o canal continuará tendo os elevados níveis de crescimento apresentados nos últimos anos. Com a melhora da economia, é preciso avaliar se o consumidor continuará se deslocando uma distância maior para economizar nesse formato ou se ele vai preferir comprar perto de casa”, conclui ela.

COMPARTILHAR
TAGS:Vendas Autosserviço, Faturamento supermercados, Varejo alimentar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados BHExpansão

Supermercados BH se aproxima das 400 unidades

1746717245187-super-dia-atacadoExpansão

Grupo Ítalo abre Superdia em Curitiba após aporte de R$ 50 milhões

DalbenInovação

Dalben eleva a experiência de compra com espaços pensados para cada fase da vida

mini mercado adobe stockSebrae

Mini supermercados ampliam a expansão com quase 30 mil inaugurações no 1º semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados