SA+
Vendas Autosserviço Faturamento supermercados Varejo alimentar

Vendas no varejo alimentar: avanço apesar da crise

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2018

Dias ruins já estão se tornando passado no varejo alimentar. Só em 2017, o setor cresceu 3,6% descontando a inflação média do período, que foi de 3,46% pelo IPCA. Com isso, o faturamento alcançou R$ 458,9 bilhões, conforme pesquisa da SA Varejo com cerca de 360 empresas de todo o País. Para este ano, a perspectiva é de nova alta.

O crescimento do setor no ano passado foi puxado pelo atacarejo, cujo aumento real foi de 11,7%. O formato fechou o ano com um saldo positivo de 88 lojas sobre 2017. O interesse do varejista na expansão do formato se justifica pela atratividade que o segmento ainda tem exercido sobre os consumidores, interessados em economizar. Os supermercados, por sua vez, cresceram 2,2% real, enquanto os hiper caíram quase 1% em 2017.

Já para 2018, a previsão é de uma alta de 3,4% para o setor, segundo a Tendências Consultoria . Isabela Tavares, analista de varejo, explica que as vendas serão favorecidas pela melhora na renda. A expectativa é de que a massa salarial suba 2% real. Parece pouco se comparado ao aumento de 3% do ano passado, mas é preciso lembrar que, em 2016, o indicador teve queda de 3,5%.A base de comparação, portanto, foi bem baixa.

[noticiasRelacionadas]

 

Já Tereza Fernandez, sócia da MB Associados , sugere ao varejista acompanhar a evolução de vendas dos atacarejos. “Há uma dúvida sobre se o canal continuará tendo os elevados níveis de crescimento apresentados nos últimos anos. Com a melhora da economia, é preciso avaliar se o consumidor continuará se deslocando uma distância maior para economizar nesse formato ou se ele vai preferir comprar perto de casa”, conclui ela.

COMPARTILHAR
TAGS:Vendas Autosserviço, Faturamento supermercados, Varejo alimentar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Tauste SupermercadosExpansão

Rede inaugura 10ª unidade e expande presença pelo interior paulista

MercadonaMissão Lisboa

Virada de lote: garanta o seu ingresso para a Missão Lisboa e se aprofunde no varejo europeu

Retail media: Amigão aprimora experiência de compra dos itens de limpeza em parceria com a indústriaTecnologia

Retail media: Amigão aprimora experiência de compra dos itens de limpeza em parceria com a indústria

Adobe StockPesquisa

Vendas nos supermercados e hipermercados têm queda de 1,2% no 1º semestre

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados