Avaliação:
(4 Avaliações)Reportagem SA+ - 29/05/2023
Saiba quais são os pontos de atenção para prestar um atendimento diferenciado ao consumidor
Foto: Stock Adobe
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e no varejo não é diferente. O CEO do market4u, Eduardo Córdova, listou quatro tendências do varejo para o 2º semestre do ano para os supermercadistas ficarem atentos. São elas:
1. Expansão do autoatendimento
Uma das principais mudanças no comportamento do consumidor é a valorização da agilidade e proximidade nas compras, uma vez que, hoje, gasta-se dinheiro para economizar tempo e ter boas experiências. Deste modo, o autoatendimento e as lojas autônomas ganharão cada vez mais espaço no mercado.
2. Reestruturação dos pontos de venda
Segundo o relatório “CX Trends 2023”, elaborado pela Zendesk, os clientes querem experiências imersivas e não estão dispostos a esperar que as empresas descubram isso gradualmente. Não faz mais sentido as lojas funcionarem apenas como pontos de venda. “Os clientes valorizam a experiência e desejam a solução de varejo mais completa, não visando somente o produto que está sendo adquirido. Desta forma, para gerar valor, as marcas precisam promover serviços que agreguem na vivência do cliente”, explica o executivo.
3. Aumento do uso de tecnologias
Recentemente, um levantamento da Opinion Box, em parceria com a empresa Dito, revelou que 86% das pessoas consideram a tecnologia como um fator fundamental para o processo de compra. O executivo destaca como tendências: câmeras com visão computacional para monitorar produtos expostos; Customer Relationship Management (CRM), plataforma de gestão de relacionamento com o cliente, com clubes de benefícios para engajar e fidelizar os consumidores; sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP), software de gestão e planejamento de recursos empresariais, para controle de estoques; e, a mais importante, Inteligência Artificial (IA).
4. Pagamento via PIX
A última tendência listada é o pagamento via PIX que deve aparecer com frequência em promoções vinculadas ao pagamento à vista, já que, com as altas taxas de juros, o varejo terá dificuldade em financiar as compras dos clientes. No relatório "Termômetro de Consumo”, o PIX é o meio de pagamento mais utilizado no dia a dia, sendo citado por 61% dos consumidores. Além disso, 34% das pessoas afirmam que pretendem utilizar ainda mais essa modalidade nos próximos meses.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook