60% dos varejistas apontam que as festas de fim de ano têm peso nas metas de faturamento do ano em sondagem exclusiva
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/09/2023
Fotos: Adobe Stock
Que o ano de 2023 trouxe inúmeros desafios, não há dúvida. Mas também é verdade que as oportunidades existem. Nesse sentido, um aspecto que deve ser considerado é que o consumidor, diante de cenários de dificuldade, costuma encarar as comemorações de fim de ano como um presente para si próprio e para sua família. Ele também entra no período com a esperança de dias melhores no ano que está para começar.
Para o varejista, é preciso encontrar um equilíbrio entre os desafios do negócio e o comportamento do consumidor. Ou seja, deve-se entender os níveis adequados de compras, de estoque, as iniciativas que podem ajudar a impulsionar as vendas, entre outros aspectos.
Tendo isso em vista, a SA+ Ecossistema de Varejo realizou sondagem anual sobre as expectativas dos varejistas para o período. Participaram do levantamento 180 empresários e profissionais do setor. A maior parte encontra-se no Sudeste (52,5%) e Sul (28,2%) e ocupa os cargos de gerente (31,1%), diretor e vice-presidente (23,7%) e dono e presidente (26,6%).
60% dos varejistas apontam que as festas de fim de ano têm peso de médio a alto para alcançar as metas de faturamento do ano. Apesar de um recuo sobre o ano anterior, o percentual dos que acreditam em crescimento em 2023 ainda é alto. Conheça os principais resultados:
Expectativa geral para o período
O que os varejistas esperam para as vendas em valor no Natal e Ano Novo
14,1% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023
O que os varejistas esperam para as vendas em valor nos itens sazonais
Panetones
12,9% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023
Carnes natalinas e bacalhau
11,9% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023
O que os varejistas esperam para as vendas em valor nesses produtos
Acompanhamentos e ingredientes
Frutas secas
O que os varejistas esperam para as vendas em valor nos produtos sazonais
Bebidas: vinhos, espumantes e destilados
Foto: Feepik
15,6% crescimento médio esperado pelos varejistas que apostam em vendas maiores em 2023
O que os varejistas pretendem fazer
Promoções
Uma forma de tornar as ações promocionais mais assertivas é utilizar os dados gerados sobre comportamento do consumidor a partir dos programas de relacionamento
Atenção à eficiência das ofertas: Avalie muito bem em quais produtos existe uma elasticidade favorável para reduzir preços. Dados de mercado apontam que cerca de 40% das promoções não geram aumento de vendas
Matéria publicada originalmente na edição de setembro.
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