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Transforme o açougue de seu supermercado em um imã de novos clientes

POR SA+ Branded Content

Conteúdo patrocinado por Zanchetta

EM 09/06/2022

Foto: Stock Adobe

Seção estratégica do varejo alimentar, o açougue é uma área que difere uma loja da outra e pode ser um potencial ponto de atração de consumidores. Com produtos de alto valor agregado, permite aumentar a receita e o tíquete na cesta do shopper.

Enquanto produtos industrializados e de alto giro, em que a comparação é mais direta, as carnes abrem a oportunidade de se destacar em meio à concorrência e gerar margens mais interessantes, já que representa até cerca de 20% das vendas e tráfego da loja, além de fidelizar, por se tratar de um setor importante e com produtos que exigem mais cuidados. 

O Brasil é o 6º país com maior consumo per capita de carne no mundo, estando no topo da lista junto com países de maior poder aquisitivo. O brasileiro, de todas as classes sociais, não abre mão deste item em sua alimentação, nem do famoso churrasco, uma das diversões mais almejadas.

Além de ser um item essencial na alimentação, está ligada à indulgências e à saúde, por ser um alimento in natura, duas questões mais relevantes no processo de decisão de compra

Uma estratégia de açougue bem estruturada pode ser tanto um imã de novos consumidores para a loja, que vão acabar consumindo outros itens, como uma forma de incrementar a cesta do shopper, que ao ser impactado e sentir confiança na área no supermercado vai preferir realizar todas as compras em um só lugar pela praticidade, uma conveniência também muito valorizada

Por outro lado, da mesma forma que atrai, agrega e fideliza, é uma das áreas que mais geram turnover. Por isso, separamos algumas dicas:

1- Sortimento diversificado

A seção demanda uma variedade de produtos, carnes frescas e cortes diferenciados, com opções a granel, embaladas ou desossadas, para atender diferentes públicos e necessidades.

Acompanhe dia a dia, bem de perto, o estoque, a manutenção da cadeia de frio, apresentação dos produtos, validade e o seguimento das regras da vigilância sanitária. 

2- Layout convidativo

Mais do que chamar a atenção, a exposição precisa passar confiança e otimizar a navegação, com sinalização dos diferentes tipos de carnes e cortes

A visibilidade da área de manipulação dos açougueiros para que os clientes possam acompanhar, além de proporcionar um layout moderno, traz a certeza de uma higienização correta. 

3- Kits para churrasco

Domingo é dia de churrasco. O festejo tradicional do brasileiro, principalmente aos finais de semana, pode ser estimulado através de kits, incluindo queijos, pães, carvão e sal grosso, por exemplo, ou de um cross merchandising com outros itens como cerveja.

Este tipo de sugestão vai mexer com os sentidos do shopper e estimular o consumo. Datas temáticas também podem ser estimuladas com criatividade e comunicação adequada. 

4- Comunicações que estimulam 

Ofereça receitas e opções de preparo. Proteínas como o frango são muito versáteis, e estão presentes em vários pratos, como risotos, escondidinho, estrogonofe, ensopados, entre outros. Acompanhe e comunique, seja na loja, através de comunicação visual e folhetos, ou nos meios digitais.

5- Boas parcerias

As indústrias estão se aproximando cada vez mais do varejista, oferecendo todo apoio na estratégia e operação. Referência nacional e internacional, o Grupo Zanchetta  dá todo suporte necessário e está sempre investindo em sua capacidade produtiva e de distribuição, em um amplo portfólio e qualidade.

A empresa, que exporta para quase 60 países, é um dos maiores fornecedores no Brasil, especialmente no estado de São Paulo. Em sua planta de frango Alliz , em Boituva (SP), são abatidas, em uma área de 420 mil m², 455 mil aves por dia, totalizando 250 mil toneladas de proteína de frango por ano.

Já em Bauru, no frigorífico de carne bovina Mondelli , com área de 440 mil m², 650 bois são abatidos por dia e a meta é chegar em 1.300. Todos os processos são 100% automatizados e em total alinhamento com as práticas sustentáveis e de respeito aos animais.

Entre em contato com a Zanchetta
comercial@zanchetta.com.br
Alliz - 15 3363-9601
Mondelli - 14 2106-1833

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