SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Pão de Açúcar Jorge Faiçal Supermercados E-commerce Venda online

“Tenho dedicado 50% do meu tempo à área digital, para ter diferencial competitivo", afirma CEO do GPA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/02/2022

Foto: Divulgação

Sem o Extra em seu portfólio, o GPA agora vai focar os negócios mais rentáveis e promissores. Em entrevista para o site Neofeed, o CEO da GPA, Jorge Faiçal, afirma que agora está focado em ampliar o digital dentro da empresa. Ele ressalta ainda que o Extra representava 25% das vendas, menos de 10% do lucro e 80% da agenda.

[noticiasRelacionadas]

A primeira novidade, é que em breve o Pão de Açúcar vai lançar a compra via WhatsApp. Será tudo automatizado e o cliente poderá fazer o pagamento pelo próprio aplicativo. Além disso, em fevereiro será iniciado o projeto-piloto do “15 minutos do Pão de Açúcar” em três lojas. “Vamos fazer entregas rápidas em até 15 minutos. Estou aprendendo com os caras  (iFood e Rappi) e colocando para dentro de casa”, revela.

O GPA também vai entrar no segmento de entrega de cervejas geladas, que hoje é liderado pela Ambev com o seu serviço Zé Delivery. O grupo vai começar a rodar um piloto para o delivery de cerveja gelada em menos de 30 minutos, com bebida acondicionada em embalagens com gelo.

De olho no futuro do setor, Faiçal revela que tem olhado fortemente para o digital. “Tenho dedicado 50% do meu tempo nessa área digital, para ganhar diferencial competitivo”, afirma, acrescentando ainda que, em supermercados, o e-commerce ainda engatinha no Brasil, e não chega a 1,5% do total do setor.

“Estimamos que movimente cerca de R$ 10 bilhões. Desse total, o Pão de Açúcar vende quase R$ 2 bilhões, o que significa 20% de market share. Nos próximos cinco anos, acreditamos que o e-commerce em supermercados vai chegar ao patamar dos EUA, que representa cerca de 7% de participação nas vendas”.

Isso elevaria esse mercado para mais de R$ 40 bilhões. De olho numa grande fatia desse potencial, a empresa está trabalhando nas plataformas próprias e também no seu marketplace. “Decidimos que não vamos competir com Amazon, Magalu e Mercado Livre querendo ser marketplace generalista. Seremos especialistas em sete categorias”, afirma o CEO. Entre elas, estão vinhos. “Temos hoje 30 mil rótulos de Sellers mais distintos.”. Outras categorias são cervejas, destilados, mundo bebê e mundo beleza. As outras duas plataformas ainda não foram definidas.

Sobre as lojas físicas, o Pão de Açúcar vai aumentara quantidade de SKUs, passando de cerca de, em média, 10 mil itens por loja para 12 mil. “Ter a geleia do cliente faz com que ele escolha o Pão de Açúcar na sua viagem e não vá buscar em outros supermercados no empório perto da sua casa”, explica.       

Minuto Pão de Açúcar

Com 100 lojas na cidade de São Paulo, o próximo passo é abrir mais 100 unidades em cidades do estado de São Paulo e partir para outros estados até 2024. “Estamos olhando para cidades como Rio de Janeiro Recife e Fortaleza”, revela o executivo, ressaltando ainda que o investimento previsto neste negócio deve atingir R$ 500 milhões.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                     LinkedIn                                                                                                                    ,                                                                                                                     Instagram                                                                                                                    e                                                                                                                    Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Pão de Açúcar, Jorge Faiçal, Supermercados, E-commerce, Venda online
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para petsConsumo

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

Savegnago inaugura nova loja e amplia operação no interior paulistaExpansão

Savegnago investe R$ 50 milhões em nova loja no interior paulista

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesResultados 1T25

Pressionadas por juros altos, Assaí, GPA, Carrefour e Grupo Mateus priorizam eficiência para manter margens

Flex AtacarejoCRM

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados