ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Tenda Atacado investe R$ 42 milhões na ampliação do seu centro de distribuição
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/10/2021
Foto: Divulgação
O Tenda Atacado vai investir R$ 42 milhões na ampliação do seu centro de distribuição (CD) em Guarulhos, na Grande São Paulo, e na automação dos sistemas de logística. O objetivo é agilizar a chegada de produtos nos corretores das lojas. Além disso, a rede pretende abrir três novas lojas no próximo mês e, com isso, vai chegar a 40 unidades no Estado de São Paulo. Para 2022, mais terrenos já estão comprados, mas o número não foi revelado. De acordo com o presidente da rede, Marcos Samaha, o desafio é lidar com o aumento dos custos: construir uma loja ficou 25% a 30% mais caro do que um ano antes.
[noticiasRelacionadas]
Ao contrário dos seus concorrentes, o Tenda deixa quase 80% do estoque ir direto do fornecedor para a loja. “Entendemos que centralizar os estoques no centro de distribuição é mais eficiente na gestão de estoques e de rupturas”, explica Samaha. Por isso, a empresa mudou a estratégia e resolveu transformar dois pequenos CDs em apenas uma instalação conectada a outro prédio de armazenagem por meio de 300 metros de esteiras. São quatro ramais de esteiras transportadoras destinadas à coleta de itens que, automaticamente, são direcionados até um portal capaz de “ler” e identificar produtos. Este portal é equipado por um cubômetro, que identifica as dimensões dos volumes, e três câmeras fotográficas de alta definição identificam os códigos de barra.
Uma vez identificados, esses volumes seguem para um sistema automatizado, que se encarrega de distribuir cada caixa ou pacote para a área de armazenagem referente à loja de destino. A ideia, explica Samaha, é usar esse sistema para produtos que são importantes para as vendas, mas têm menor giro e costumam compor pallets com diversos tipos de categorias. O ganho na acuracidade do processo vai dar velocidade na reposição das gôndolas e para as operações do varejo on-line, que existem desde 2015 e que “crescem três dígitos”.
“Viemos crescendo todos os anos. Agora, o setor vê as vendas crescerem, mas volumes caírem e, mesmo no cenário de redução de consumo, ganhamos market share”, diz, citando a consultoria Nielsen como fonte. O executivo, no entanto, ressalta que a pressão inflacionária já levou a concentração de compras nos dias de pagamento de salários.
Ainda assim, o Tenda também tem observado maior frequência das vendas de menor volume no restante dos dias. “Por termos hortifruti e açougue, temos o dobro da média de visitas de outros ‘cash and carry’, segundo a Kantar. Normalmente, os perecíveis são 22% da operação de atacarejo, mas para nós são 32%”, acrescenta.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Tenda Atacado inaugura unidade em Bertioga com 4.400m²

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

Grupo Imec inaugura novas lojas Desco no litoral gaúcho
