17/02/2025
Supermercados não resolveram problemas de ruptura desde início da pandemia
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/05/2020
Em meados de março, o setor supermercadista foi surpreendido com a corrida de clientes às lojas, preocupados com eventual desabastecimento em razão do avanço da pandemia de Covid-19. Dificuldades de reposição em tempo suficiente eram naturais naquele momento. Quarenta dias depois, o varejo alimentar parece ter falhado nas tentativas de resolver definitivamente o problema.
[noticiasRelacionadas]
É o que indica monitoramento da Neogrid , que acompanha diariamente o cenário da ruptura no varejo alimentar brasileiro, com base em dados de 20 mil lojas de todo o País. Atualização de ontem (04/05), mostra índice médio preocupante de falta de produtos: 12,1%. O cenário atual da ruptura é pior do que no momento de pico de vendas, quando atingiu 11,8% no dia 23 de março.
Álcool de limpeza e álcool em gel são os campeões de ruptura, com índices de 41,23% e 40,44%, respectivamente. Esses itens continuam com forte aumento de vendas (+76,8% e +233%), o que mostra continuidade da preocupação dos shoppers com limpeza doméstica e higienização das mãos.
Leite longa vida, mais uma vez, é líder em falta de estoque entre os alimentos: 20,32%, apesar de as vendas terem caído -1,7%. O produto tem sido alvo de queda de braço entre varejistas, fornecedores e produtores, em razão do aumento nos preços registrado em diversas regiões brasileiras.
Outras cinco categorias apresentam ruptura acima de 15%. São elas: toalha de papel, industrializado de carne, frango, fermento e sabão em pedra. Dessas, duas se destacam pelo avanço expressivo em vendas neste momento, de acordo com a Neogrid: fermento (+81%) e toalha de papel (+32,8%).
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Arasuper reduz em 36,5% o índice de produtos sem giro

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembro
