ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Sete transformações que a pandemia já causou nas empresas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/06/2020
Ainda não é possível estimar quando a pandemia de Covid-19 vai terminar, mas já pode-se afirmar que o crescimento do trabalho remoto será um dos principais legados para as empresas de todos portes e segmentos do Brasil. Gestores que até então nunca haviam se identificado com o modelo, viram-se obrigados e instaurá-lo e, acima de tudo, fazê-lo funcionar.
[noticiasRelacionadas]
Mas as mudanças não param por aí. Manuele Peglow, gestora de marketing da Vendrame Consultores – empresa especializada em Saúde e Segurança do Trabalho –, fez uma análise geral do mercado e listou outras sete mudanças significativas e que podem alterar para sempre a forma como se trabalhava pré-pandemia. Confira:
1. Relacionamento com o Cliente
Além das ferramentas online para facilitar, aproximar e diminuir custos, as empresas tiveram que conhecer ainda mais seus clientes, encontrar novas formas de valorizá-los remotamente, buscando nutrir as relações ao invés de só contatá-los por qualquer necessidade.
2. Capital Humano
Se há anos os profissionais de recursos humanos trabalhavam para a valorização dos colaboradores dentro das organizações, agora mais do que nunca essa área precisou rever processos e condutas para contribuir com as expectativas tanto da empresa, quanto dos profissionais.
3. Planejamento Estratégico
Negócios que nunca pensaram em planejamento estratégico, enxergaram a necessidade de se familiarizar com o assunto. Mesmo sendo parte inicial e fundamental para qualquer empreendimento, culturalmente no Brasil (devido quantidade de empresas familiares e pequenas) não há tanto conhecimento sobre o assunto e aplicação.
4. Avaliação 360º
Trata-se de um momento que exige uma reavaliação completa de todo o negócio, o que se aplica não somente para os micros e pequenos, mas como também para as grandes empresas. Não só para profissionais operacionais, mas principalmente para os líderes, pois o resultado de uma equipe é reflexo da condução desses gestores.
5. Posicionamento de Marca
Algo também que parecia ser muito distante apenas para grandes empresas, tornou-se assunto em pauta. O quão palavras e ações não avaliadas impactam os negócios X estrutura de comunicação que levam ao crescimento.
6. Reavaliação de custos e reais necessidades
O perfil de consumo tem mudado também para as empresas, que ao reavaliarem custos e necessidades da nova rotina, muitas identificaram gastos desnecessários e possíveis reduções de custos a longo prazo, inclusive pelo home office.
7. O Velho Novo Digital
Já estamos em meio a transformação digital há mais de dez anos, mas muitos negócios ainda procrastinavam ou nadavam contra a maré. Não se trata apenas de estar online, mas ser online. Empresas que tinham projetos a longo prazo de: criação de sites, canais em redes sociais, implantação de softwares (ERP, CRM, CLOUD) e folha de pagamento online, bots de IA, tiveram que se adequar da noite para o dia com projetos de entregas rápidas.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Ex-presidente da JBS Brasil assume cargo de CEO da divisão internacional

Ex-executivo da Heineken se torna o diretor de vendas da Kimberly-Clark
Rissul abre nova loja com conceito moderno em Novo Hamburgo
