SA+ Ecossistema de Varejo

Lilica Auto Caixa Self-Checkout Tecnologia Serviço Consumidor

Self Checkout bom é o de Londres

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/05/2019

Não quero parecer uma turista babona, mas existem coisas que funcionam tão bem fora do Brasil que não dá para ignorar. Uma delas é o self-checkout, presente em algumas lojas no Brasil, mas só em algumas. Fui a Londres e me hospedei na casa de uma amiga querida, que acompanhei em várias visitas a supermercados e comércio local. Foi interessante ver o dia a dia do consumidor do outro lado do oceano. Lá os self-checkouts estão disponíveis em vários, vários estabelecimentos. E cada um tem um papel, o que facilita demais a vida da dona de casa.

[noticiasRelacionadas]

Para compra de poucos itens que cabem na cesta de mão, há um checkout que faz a leitura do código de barras dos produtos. É só passar item por item, finalizar a operação, pagar a conta e decidir se quer imprimir o recibo. Cada caixa tem uma câmera que registra as mercadorias escaneadas e controla o peso de cada item. Se der algum erro, uma luz vermelha acende e logo aparece um atendente para ajudar. Tudo muito ligeiro.

Checkout com o celular: para quem não tem cartão fidelidade, é possível fazer a compra baixando um app do supermercado no smartphone. O celular passa a funcionar como leitor do código de barras, além de realizar o pagamento. Não é ótimo?! Adoro atendimento humano para trocar mercadoria, tirar dúvidas ou encontrar itens na loja, mas tecnologia bem aplicada é a maravilha das maravilhas.

Para compras maiores, basta pegar um leitor de código de barras na entrada da loja e ir escaneando cada produto que coloca no carrinho. Isso permite acompanhar o valor da compra e, portanto, diminuir ou acrescentar itens, conforme o tamanho do seu bolso. Adorei! Depois, é só ir até uma área específica da loja, para baixar os dados e fazer o pagamento num totem. Uma luz pode acender e talvez apareça um atendente para checar a compra. Normal! O acesso ao aparelho é possível com o cartão fidelidade do supermercado.

Lilica Exigente representa consumidores ouvidos por SA Varejo e estará aqui outras vezes (reclamando, sonhando e elogiando), ajudando você a entender o que afasta e atrai clientes - lilica.exigente@savarejo.com.br 

COMPARTILHAR
TAGS:Lilica, Auto Caixa, Self-Checkout, Tecnologia, Serviço, Consumidor
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Tendências do e-commerce para 2025E-commerce 2025

Tendências do e-commerce para 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Adobe Stock Carnes AçouguePesquisa

Cesta de Natal registra aumento de 9,16% nos preços impulsionado pelas variações climáticas

Mabel leva aconchego ao ponto de ônibus com ação inovadora em BHMarketing Criativo

Mabel leva aconchego ao ponto de ônibus com ação inovadora em BH

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados