Self Checkout bom é o de Londres
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/05/2019
Não quero parecer uma turista babona, mas existem coisas que funcionam tão bem fora do Brasil que não dá para ignorar. Uma delas é o self-checkout, presente em algumas lojas no Brasil, mas só em algumas. Fui a Londres e me hospedei na casa de uma amiga querida, que acompanhei em várias visitas a supermercados e comércio local. Foi interessante ver o dia a dia do consumidor do outro lado do oceano. Lá os self-checkouts estão disponíveis em vários, vários estabelecimentos. E cada um tem um papel, o que facilita demais a vida da dona de casa.
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Para compra de poucos itens que cabem na cesta de mão, há um checkout que faz a leitura do código de barras dos produtos. É só passar item por item, finalizar a operação, pagar a conta e decidir se quer imprimir o recibo. Cada caixa tem uma câmera que registra as mercadorias escaneadas e controla o peso de cada item. Se der algum erro, uma luz vermelha acende e logo aparece um atendente para ajudar. Tudo muito ligeiro.
Checkout com o celular: para quem não tem cartão fidelidade, é possível fazer a compra baixando um app do supermercado no smartphone. O celular passa a funcionar como leitor do código de barras, além de realizar o pagamento. Não é ótimo?! Adoro atendimento humano para trocar mercadoria, tirar dúvidas ou encontrar itens na loja, mas tecnologia bem aplicada é a maravilha das maravilhas.
Para compras maiores, basta pegar um leitor de código de barras na entrada da loja e ir escaneando cada produto que coloca no carrinho. Isso permite acompanhar o valor da compra e, portanto, diminuir ou acrescentar itens, conforme o tamanho do seu bolso. Adorei! Depois, é só ir até uma área específica da loja, para baixar os dados e fazer o pagamento num totem. Uma luz pode acender e talvez apareça um atendente para checar a compra. Normal! O acesso ao aparelho é possível com o cartão fidelidade do supermercado.
Lilica Exigente representa consumidores ouvidos por SA Varejo e estará aqui outras vezes (reclamando, sonhando e elogiando), ajudando você a entender o que afasta e atrai clientes - lilica.exigente@savarejo.com.br