SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Savegnago Paulistão atacarejo Chalim

Savegnago quer vender R$ 10 bilhões por ano até 2026

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/01/2023

Foto: Divulgação

A rede de Supermercados Savegnago está com planos arrojados. Até 2026, a meta é vender R$ 10 bilhões por ano e chegar a 85 lojas, sendo 68 da bandeira Savegnago e 18 do atacarejo Paulistão. Com isso, o número de colaboradores que hoje é de 12 mil deve pular para 15,5 mil em quatro anos. No ano passado, a empresa faturou R$ 5,5 bilhões com 60 lojas.

[noticiasRelacionadas]

Ao contrário do início da empresa, quando a expansão se deu por conta das oportunidades que foram surgindo, agora cada passo dado pela companhia é calculado. “Hoje faço tudo com planejamento: pesquiso a praça onde vou entrar, faço orçamento, não posso ser irresponsável de tomar uma atitude e esse povo todo perder o emprego”, afirma Chalim Savegnago, filho do fundador e presidente-executivo da rede.

O executivo ressalta ainda que o comprometimento dos funcionários passa pela busca de resultados. A rede varejista distribui de 20% a 25% do lucro para os empregados. Normalmente, outras companhias não passam de 15%. "A receita, na sua opinião, é simples para comprometer os trabalhadores. Se você entrega para os funcionários um prêmio, você tem a recompensa, que é a dedicação e o esforço deles”, explica.

O executivo cita outros dois pontos, aprendidos no dia a dia, e seguidos por ele na gestão da empresa. “Primeiro faço a coisa dar certo e, se der, com certeza vai dar dinheiro. O outro ponto é sempre se colocar no lugar do outro e não fazer para ninguém o que você não gostaria que fizesse com você. Como exemplo, ele cita deixar um fornecedor esperando duas hora para ser atendido. Se conduzir o dia a dia com respeito pelo ser humano, não tem jeito de dar errado”, afirma.

Chalim revelou ainda que, por enquanto, não tem planos de chegar à cidade de São Paulo. Antes, o objetivo é fincar bandeira em Jundiaí e região. O foco da rede é dominar o interior de São Paulo. Ele destaca que o formato de loja de atacarejo, da bandeira Paulistão, recentemente adquirida, é uma das prioridades da empresa. Tanto é que o atacarejo será responsável por quase o dobro da abertura de lojas, em relação ao formato supermercado, prevista até 2026.

Para o consultor de varejo Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, a rede Savegnago é a prova de que o sucesso de uma varejista não tem receita única. Hoje existe dois pontos questionáveis na administração das empresas: colocar a família na gestão e financiar o crescimento com recursos próprios. A varejista contraria essa duas premissas, apresentando resultados consistentes. “Não tem verdade absoluta no varejo. O que existe são modelos que podem ser diferentes, que é o caso do Savegnano, e bem sucedidos", observa o consultor. 

Para o profissional, a rede acerta na estratégia de não vir para capital paulista. Segundo ele, há muitas oportunidades e formatos a serem explorados fora da capital, inclusive crescendo para cidades do interior de Estados vizinhos de São Paulo.

Uma questão, no entanto, a ser enfrentada pela empresa no médio prazo é a governança, pelo fato da companhia estar centralizada nas mãos da família.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram    e    Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Savegnago, Paulistão, atacarejo, Chalim
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Inauguração TriMais SuperatacadoExpansão

TriMais Superatacado investe R$ 40 milhões e amplia sua presença em São Paulo

Lançamento Verstcasa pelo Grupo PereiraSortimento

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados