SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carrefour testa rotisserie nas unidades do Atacadão e Sam’s Club do RJ

19/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão Produtividade Rh Negócios

Saiba qual perfil de gestor derruba a produtividade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/08/2018

Não é novidade que a produtividade do trabalhador brasileiro é baixa em comparação com europeus, norte-americanos e asiáticos. E os motivos estão mais relacionados a fatores culturais do que aos problemas na educação formal da população. A constatação é do estudo "Confiança e Produtividade no Brasil", realizado por Carmen Migueles e Marco Tulio Zanini, professores da Ebape/FGV e da Fundação Dom Cabral.

Um desses fatores culturais é a falta de confiança, algo que, na estrutura das empresas brasileiras, cria um enorme distanciamento entre quem ocupa altos cargos hierárquicos com responsabilidade de planejar ações e as equipes operacionais que irão executá-las. Gestores desconfiados e controladores não costumam dividir metas nem acreditar no potencial das pessoas. O resultado disso é uma gestão marcada por controles excessivos, o que torna as equipes improdutivas e pouco inovadoras.

Os professores Carmen Migueles e Marco Tulio Zanini, que também são sócios na consultoria Symbállein , estudaram por 16 anos 40 empresas de grande e médio porte. Nesse período, aplicaram 1.620 questionários, o que hoje representa a maior base de dados do mundo sobre  confiança nas empresas privadas. Foi a primeira vez que estudiosos conseguiram isolar aspectos culturais que influenciam a capacidade de as empresas elevarem sua produtividade. 

Na conclusão dos autores da pesquisa, há na cultura brasileira "passivos organizacionais" que consomem tempo, derrubam a produtividade e ocasionam perda de competitividade. Além da distância entre o poder e a base e a baixa confiança nas pessoas, outros passivos identificados são: foco demais no curto prazo e pouco disciplina pessoal.

"O modelo de gestão nas organizações brasileiras é extremamente reativo, porque existe um compromisso muito baixo com a execução do planejamento estratégico", afirma Carmen Migueles. "Com esses comportamentos, caímos em uma espiral viciosa de perda de produtividade que se reforça com o tempo e que não é mensurada, o que gera retrabalho ou a incapacidade de manter uma manutenção preventiva", completa a pesquisadora. 

O lado positivo é que, como a baixa produtividade brasileira tem relação com comportamento e modelos de gestão, as empresas podem agir para virar o jogo. De acordo com Carmen,  o impacto de nossa herança cultural pode, sim, ser neutralizado nas organizações.  Para que isso aconteça, segundo a pesquisadora, o caminho é exercitar a liderança compartilhada e manter a disciplina organizacional. Embora estudos mostrem que a confiança é maior em sociedades mais homogêneas e igualitárias, o que não é o caso do Brasil, existem maneiras de amentar cooperação interna nas empresas. "As companhias que conseguem isso dão um salto enorme de efetividade", afirma. 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão, Produtividade, Rh, Negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Sam's Club - Feira de SantanaEstratégia

Carrefour testa rotisserie nas unidades do Atacadão e Sam’s Club do RJ

P&G - reorganização de líderesGestão e negócios

P&G reorganiza quadro de líderes nas áreas de vendas, beauty e health

Falta de fluxo de caixa em supermercadosEndividamento

Falta de caixa: por que tantos varejistas estão tendo problemas?

Mulher funcionária de supermercadoVarejo

Remuneração no varejo se mantém estável, aponta estudo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados