Saiba como o Cencosud da Colômbia reduziu problemas com escalas de trabalho
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/10/2018
Os gerentes de loja do Cencosud na Colômbia gastavam 36 horas por semana com atividades relacionadas à escala de trabalho dos operadores de checkout – desde a definição, passando por conferência até a validação.
O processo era praticamente manual e bastante complexo, pois se trata de uma das equipes de loja mais numerosas e de maior peso na folha de pagamento. Para ampliar a produtividade, a empresa automatizou a tarefa, adotando uma solução voltada à otimização da força de trabalho.
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A partir da plataforma, chamada Reflexis, foi possível agilizar o processo, que, agora, consome apenas 2 horas semanais dos gerentes. “Hoje, eles precisam apenas revisar os cronogramas. Quando é necessária alguma alteração de funcionários, algo comum no varejo, a própria solução, por meio de algoritmos, sugere as pessoas que estão disponíveis para substituições, respeitando as leis trabalhistas e os indicadores da empresa, além das preferências do colaborador”, explica Fabiola D’Andrea, diretora de tecnologia e novos negócios da Seal Sistemas , responsável pelo Reflexis no Brasil.
Esses dados também são combinados com a demanda de cada loja, para saber exatamente quantos e quais operadores de caixa devem estar trabalhando e em qual dia e horário. Com isso, foi possível reduzir as reclamações do cliente com espera na fila. Segundo Fabiola, a solução possui outras funcionalidades (maior agilidade na comunicação em loja, visibilidade de operações em tempo real e monitoramento da reação do consumidor, etc.) e pode ser adotada por varejos de todos os portes.
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