ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/06/2025
Saiba como evitar o abandono do carrinho no e-commerce
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/12/2021
Foto: istock
Levar o consumidor a conclui suas compras no e-commerce ainda é um dos grandes desafios das empresas. Segundo pesquisa do instituto Baymard, cerca de 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Para ajudar as empresas neste desafio, o head de produto da All iN | Social Miner, Ricardo Rodrigues, dá seis dicas que podem evitar o abandono do carrinho.
[noticiasRelacionadas]
1.Seja claro quanto ao frete
Os consumidores tendem a não querer pagar fretes altos e, muitas vezes por falta de transparência, descobrem o valor só no fim da compra, após o cadastro. Isso, além da perda da venda, gera uma experiência ruim. Procure deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas possibilidades de preço.
2. Cadastro muito longo
Apesar de importante para obter informações sobre o seu cliente, um cadastro muito longo ou travado pode levar ao abandono do carrinho. Procure pedir só as principais informações, com opções de login mais fáceis e de fácil preenchimento. Garanta que tudo esteja de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados e demais regras.
3. Promoções confusas
Imagine que você quer comprar uma camiseta e vê um bom modelo em promoção. Porém, na hora de finalizar a compra, descobre que o desconto vale apenas para um tamanho específico, que não é o seu. Isso, além de levar ao abandono de carrinho, gera uma experiência ruim para o cliente. Seja claro e objetivo nas suas comunicações.
4. Tenha um site seguro
Se o consumidor não sentir confiança no site, ele não vai finalizar a transação. Invista em certificados de segurança SSL e em plataformas de e-commerce confiáveis para evitar este problema.
5. Meio de pagamento
A plataforma de pagamento deve oferecer variedade de bandeiras, opções de parcelamento e diferentes modalidades de pagamento, como crédito, boleto e PIX. Aqui também é importante investir em um fornecedor confiável, que ofereça segurança — para você e seu cliente — na hora da compra.
6. Use os dados a seu favor
Um abandono de carrinho pode oferecer informações importantes para o seu negócio. O cliente abandonou porque não tinha o produto em estoque? O frete estava muito caro? Estava só pesquisando? Extraia dessas situações insights para melhorar o seu e-commerce e utilize em campanhas de marketing.
Se o frete estava muito caro, talvez valha a pena oferecer por e-mail marketing o frete grátis para esse cliente. Se o produto que ele procurava está em falta, que tal oferecer um similar? O carrinho abandonado não precisa ser o fim da sua interação com esse cliente, mas sim uma oportunidade para conquistá-lo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Assaí promove iniciativa para auxiliar pequenos empreendedores

Supermercados Mundial promove inclusão com novas oportunidades para PcD

Stok Center abre nova loja em São Leopoldo com evento de ação solidária
