SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto do Grupo DMA adiciona valor à categoria de saudáveis no varejo

22/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ruptura Falta de Produtos Neogrid Nielsen

Ruptura nos supermercados cresce após aquecimento das vendas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 30/08/2018

O índice médio de ruptura nos supermercados brasileiros durante o primeiro semestre deste ano foi de 10,38%, de acordo com levantamento da Neogrid e da  Nielsen com base na movimentação de 25 mil lojas do setor em todo o País. O índice ficou abaixo da média de 11,9% observada nos seis primeiros meses do ano passado.

A falta de produtos, no entanto, seria ainda menor não fosse o avanço do problema registrado em junho. No sexto mês deste ano, a ruptura foi de 10,88%, contra 9,64% de maio, o que elevou a média semestral. A boa notícia é que em julho já se sabe que o índice caiu para 10,22%. Para Robson Munhoz, vice-presidente de operações da Neogrid, o reaquecimento das vendas no setor supermercadista influenciou o avanço da ruptura no final do primeiro semestre. “Apesar de ser um ano eleitoral, fatores econômicos mais positivos aumentam a confiança do consumidor. O brasileiro está voltando a comprar em diferentes canais. Ele ainda vai ao atacarejo, mas vemos um barulho muito forte nas lojas de proximidade”, analisa o executivo.

Aos poucos, o consumidor vai voltando a procurar marcas que ele tinha deixado de comprar por conta das dificuldades econômicas. “Não é que saímos da crise, mas vemos sinais de recuperação. O brasileiro busca produtos de maior valor agregado e os supermercados demonstram que não estavam preparados para essa nova realidade”, explica Robson Munhoz. “O que vemos é uma ruptura de mix de produtos. O consumidor que comprava determinado produto, parou de fazê-lo com a instabilidade econômica e o supermercado, por consequência, não o repôs. Quando a economia dá uma aquecida, ele volta a procurar e não encontra. É uma gangorra”, resume o vice-presidente de operações da Neogrid.

O estudo Neogrid/Nielsen identificou também as categorias de produto com maior índice de ruptura nos seis primeiros meses do ano. Leite longa vida, com 18,1%, encabeça a lista, seguido por frango in natura (12%), leite com sabor (11,9%), sorvetes (11,5%) e azeite (11,3%). Outros produtos largamente consumidos também apresentaram elevada ausência nas gôndolas. São eles: chocolate (11%), margarina (10,8%), pão e congelados (ambos com 10,6%) e feijão (10,1%).

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Ruptura, Falta de Produtos, Neogrid, Nielsen
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Entrega rápida é principal fator para escolha de supermercados onlineConsumo

Conheça o fator determinante de compra em supermercados online para 65% dos consumidores

AdobeStock_357303933Consumo

Vendas em valor crescem em maio, com destaque para pequenos supermercados

Consumidores mantêm hábitos, mas ainda compram por impulsoConsumo

66% dos consumidores estão cadastrados em programas de fidelidade

ambevIndústria

Ambev realiza 2ª edição de evento para compartilhar dados sobre o mercado

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados