ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20/02/2025
Rede Bom Vizinho muda estratégias para incrementar vendas, com foco em produtividade e atendimento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/11/2021
Foto: Divulgação
Com 30 anos de existência, 15 lojas de supermercados, um Centro Distribuição e três unidades em construção, a rede Bom Vizinho do Grupo Pinheiro tem orgulho de seu investimento constante, para aumentar a produtividade do negócio e atender melhor o consumidor.
[noticiasRelacionadas]
A rede adota, por exemplo, o conceito de loja dentro da loja, com o açougue Fribal e os produtos saudáveis das marcas De Bem, e Vida e Biofit. E na área Gastronomia oferece cardápios que incluem do café da manhã ao jantar e garantem alta frequência às lojas. “A padaria é reconhecida por seu mix de pães especiais e o sortimento de bebidas, elogiada pela sua variedade de rótulos,” orgulha-se Honório Pinheiro, presidente do Grupo.
Foto: Divulgação
Entre outras fortalezas, a rede sempre ajusta o sortimento e introduz novos produtos de acordo com as necessidades e tendências de consumo. Um exemplo recente é o de alimentos veganos, que ganhou espaço nas prateleiras.
A empresa tem contratado executivos dedicados à área de inovação, além de criado comitês para revisão de processos e parcerias estratégicas. “Desenvolvemos em parceria com a Universidade de Fortaleza um sistema de estoque inteligente, que opera com histórico de vendas, projeções futuras, e com monitoramento das datas de pedidos e do nível de serviço dos fornecedores”, comenta Pinheiro.
Com a ajuda de algoritmos, redes neurais e inteligência artificial, o sistema calcula a quantidade certa de compra e abastecimento de cada produto, o que reduz as rupturas.
A redução de perdas é outro tema importante. O Comitê de Perdas implanta ações como a compra de hortifrútis direta do agricultor, cujos produtos são rastreados e monitorados da produção até a chegada à gôndola. “O sistema de estoque inteligente reduz os excessos de produtos e ajuda a controlar as perdas,” acrescenta. No ano passado, a empresa atingiu R$ 443 milhões em vendas.
Loja com cinema e parque infantil
A ampliação de área de vendas, adequação de layout, modernização dos equipamentos, implantação de mais serviços também consta da estratégia da organização. A loja da cidade de Itapipoca foi completamente reformada e ganhou uma área de entretenimento com 2 salas de cinema e parque infantil, além de farmácia e espaço para novas lojas e serviços. Segundo Honório Pinheiro, é uma loja destino para os clientes.
CRM, 84% das vendas identificadas
2021 foi o ano de investimento em inovação tecnológica. A empresa implantou plataforma para o gerenciamento das gôndolas, a fim de aumentar o lucro de categorias e dos produtos. Deu também impulso ao CRM (Pin Clube é o nome do Programa de Fidelidade), para gerar receita incremental, aumentar a margem, ampliar a parceria com fornecedores. Hoje, tem cerca de 600 mil clientes cadastrados e 84% das vendas, identificadas. “O cliente tem acesso a nossas campanhas de ofertas, pontuações e sorteios e, em breve, iniciamos a versão 3.0 que agregará novos benefícios”, explica o executivo. O foco é fazer promoções e gerar experiências cada vez mais personalizadas.
Restaurante ou lanchonete
Todas as lojas têm estrutura gastronômica com mix amplo e diferenciado. “É uma área com self service, sushi, cafeteria e ambiente agradável para bons encontros,” afirma Pinheiro.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre
