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21/02/2025
Quatro aliados na luta contra a ruptura
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/11/2020
Deixar de vender por falta de SKUs nas prateleiras continua sendo o calcanhar de Aquiles no varejo alimentar. Segundo dados da Neogrid, o índice médio até que começou “bem”, abaixo da média de 12%:
ÍNDICE MÉDIO
11,3% no começo de 2020
12,5% com a pandemia
12,1% no último mês
Em qualquer perspectiva a ruptura mantém seus estragos sobre as vendas e a satisfação do shopper.
As razões são as de sempre:
- dificuldade no cálculo de demanda
- queima de orçamento em pedidos desnecessários
- deficiências operacionais
- problemas na execução
- ruptura da indústria
- dificuldades logísticas
A lista é grande, mas também as soluções tecnológicas são inúmeras.
Conheça quatro delas que podem ajudá-lo a abater os altos índices.
SOLUÇÃO 01: SOFTWARE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
FORNECEDOR
Kikker
DESCRIÇÃO
Opera com os dados de vendas da empresa, fazendo o cruzamento deles com 32 variáveis, entre elas, sazonalidade, datas comemorativas, posição geográfica de cada loja, tempo de entrega do fornecedor, promoções, perfil comportamental do shopper por idade, classe social. O sistema projeta a demanda por loja, faz pedido de compra e abastecimento ideal. Também lê código de barras e tem identificador de voz inteligente (tipo Alexa, da Amazon) para acesso por smartphone. Segundo Lucas Paschoa, head de marketing e comercial, os relatórios descarregam no máximo em 5 segundos.
SISTEMA MODULAR
5 planos, do inicial ao mais avançado. A empresa cobra por loja.
INDICADORES
O sistema mede a ruptura do dia anterior de cada loja, em cada categoria, subcategoria, fornecedor e carteira do comprador – a ruptura comercial e a operacional. A partir desses dados e do budget da empresa, estabelece as metas.
APOIO
A Kikker tem uma área para acompanhar os objetivos e ajudar o cliente a ter um bom resultado financeiro.
CLIENTES
800 lojas no Brasil e na América Latina
RETORNO SOBRE INVESTIMENTO
A empresa garante que em menos de quatro meses o investimento começa a se pagar e, em seis meses, começa a trazer retorno.
RESULTADOS
Em seis meses, o cliente da Kikker, G Center:
05 Lojas de atacarejo (PR)
40% Redução na ruptura
60% Diminuição de quebras
8% Aumento do faturamento
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SOLUÇÃO 02: PLATAFORMA MOBILE
FORNECEDOR
Neogrid
DESCRIÇÃO
A plataforma Trade Force se integra às informações do próprio varejo a fim de analisar as pré-rupturas, os itens sem vendas e o chamado on-shelf availability (disponibilidade de prateleira e de itens para venda). Permite pesquisas e auditorias de pontos extras negociados e possui um portal na web que dá acessos aos relatórios – neles constam os resultados e as oportunidades de ganhos.
SISTEMA MODULAR
São cinco módulos: para entrega dos dados sobre itens com disponibilidade para vendas e itens sem vendas; módulo EDI Mercantil de digitalização dos pedidos para a indústria; portal varejo para classificação da operação dos fornecedores; aplicativo para execução dos dados trabalhados com a inteligência Neogrid (dados consolidados de todo o banco da empresa); e automação do “estoque certo”.
CLIENTES
O sistema está implantado em 18 redes de varejo.
RESULTADOS
32% Redução na ruptura
17% Aumento nas vendas
“O total de ganhos entre os clientes ultrapassou R$ 2 milhões“
Rodrigo Sousa Leão
Fundador da Trade Force, adquirida pela Neogrid
SOLUÇÃO 03: OPERAÇÃO COM MACHINE LEARNING
FORNECEDOR
Indikatore
DESCRIÇÃO
A plataforma web Indikatore Supply Chain funciona integrada ao ERP. Possui algoritmos de previsão de vendas com ajuste automático em função de mudanças no mix, sazonalidade e vendas inesperadas. E tem modelo de machine learning para previsão, planejamento e reposição de ofertas. Indica o que e quanto comprar, monitora o desempenho dos fornecedores, gerencia o abastecimento do CD para as lojas e ainda a exposição em gôndola e pontos extras. Um dos módulos é o de análise de indicadores de performance.
SISTEMA MODULAR
São cinco módulos integrados, sendo que alguns deles podem ser adquiridos separadamente – módulo de compras, de abastecimento, de previsão de vendas, além de indicadores e visibilidade.
CLIENTES
Supermercadistas e fornecedores. Entre eles: Rede Top (SC), Superpão (PR) e Super Lagoa (CE).
MOVIMENTAÇÃO MENSAL
As sugestões diárias de compras e de abastecimento das lojas movimentam mais de R$ 600 milhões, segundo Rodrigo Beleze, CEO da Indikatore.
RESULTADOS
25% Redução média na ruptura
30% Diminuição média no estoque
20% Aumento na produtividade do CD
SOLUÇÃO 04: SOFTWARE DESENVOLVIDO PARA NUVEM
FORNECEDOR
Nexello
DESCRIÇÃO
O sistema Nexello Supre é focado na gestão eficiente de estoque e usa inteligência artificial. Os algoritmos absorvem os dados históricos, acompanham toda a cadeia de abastecimento e analisam o comportamento de demanda. A partir dessa massa de informações, preveem o consumo, planejam as compras e o abastecimento. É um sistema desenvolvido para nuvem, altamente escalável e com processo totalmente automatizado de integração ao ERP. “A ferramenta traz indicadores para que o gestor entenda, por exemplo, onde estão os principais pontos de ruptura e os valores correspondentes a essa falta, o que permite decisões mais assertivas e lucrativas,” explica André Neves Trichez, diretor de produto e inovação da Nexello.
CLIENTES
217 lojas utilizam o sistema, entre unidades de supermercados e atacarejos.
APOIO
A empresa é formada por especialistas com experiência em supermercados que treinam os usuários e monitoram a execução. “Quando identificamos numa empresa a oportunidade de melhoria no sistema não cobramos por essa melhoria”, diz Trichez. Segundo ele, a Nexello disponibiliza as funcionalidades na íntegra para todos os clientes.
PROCESSO
Em uma semana o processo de integração ao ERP e validação das informações está pronto. Em quatro semanas os KPIs (indicadores-chave de performance) estão validados e podem ser acompanhados. E em seis semanas começam a aparecer os primeiros resultados.
RETORNO SOBRE INVESTIMENTO
Em um cenário conservador o retorno é alcançado depois de três meses.
RESULTADOS
Em média é possível conseguir:
50% Redução na ruptura
35% Diminuição no estoque
“Confirmamos ainda maior produtividade no abastecimento, além de redução no tempo de atendimento ao vendedor da indústria e melhor desempenho na negociação”
André Neves Trichez
Diretor de produto e inovação da Nexello
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