ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Programas ajudam a potencializar o tíquete médio da seção de frios e a melhorar rentabilidade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/07/2023

Foto: Divulgação
Sadia - portfólio de serviços
Para evitar perdas e ter uma gestão melhor, com ou sem atendimento em balcão, a parceria com a indústria mostra-se importante na seção de frios. A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, por exemplo, tem projetos de ambientação de frios para supermercados e disponibiliza um time de trade marketing e vendas aberto a discutir a melhor execução da categoria para cada região e loja.
Segundo Thiago Viotto, gerente executivo de trade marketing da companhia, também há programas pontuais para capacitar o varejista e para atender o consumidor.
“Temos ativações diferenciadas para cada momento da jornada do shopper, por canais e também conforme a sazonalidade. Para a gôndola natural, temos expertise para a melhor execução de planejamento com sortimento adequado de acordo com o perfil de loja, além de materiais que geram atração e conversão”, diz ele. Somam-se a isso organizadores de gôndola para ajudar a localização pelo shopper e, consequentemente, aumentar a compra. Segundo o executivo, neste momento, o crescimento do setor tem se dado pela compra de produtos fatiados diretamente pela indústria. “Eles trazem praticidade e segurança para o cliente e para a loja”, completa.
Ceratti - foco nos produtos premium
Para a fabricante, a seção ajuda a potencializar o tíquete médio de compras, bem como a rentabilidade do varejo. Segundo Lucas Torteli, gerente de produtos da empresa, a recomendação para o varejo é trabalhar também com sortimento de maior valor agregado, com produtos como mortadelas especiais, presunto defumado, presuntos crus, copa, lombos cozidos, pastrame e pancetta, além da linha superpremium Giovanni Ceratti.
A Ceratti também oferece treinamento aos funcionários do varejo e não só sobre o fatiamento adequado e conservação dos produtos, mas também sobre a característica de cada um deles e as possibilidades de harmonização.
34,5% Crescimento da receita nos últimos dois anos a partir do portfólio de maior valor agregado
Avanço das linhas da empresa
Nos últimos dois anos
Aurora - itens saudáveis
De acordo com a empresa, o consumidor está cada vez mais exigente e tem se preocupado com a saúde. Por isso, além de oferecer os produtos tradicionais para toda a família, a indústria aposta na linha de frios saudáveis “Bem Leve”, com baixas calorias e menos sódio. Para o varejo, a empresa mantém promotores especializados nas lojas, responsáveis pelo manuseio dos produtos de forma adequada. “Frios bem expostos, mix diversificado e boa visibilidade nas gôndolas potencializam o giro, trazendo maior faturamento”, completa Ricardo Chueiri de Souza, diretor de marketing da companhia.
“A categoria de frios é muito importante para os supermercadistas, pois gera fluxo nas lojas e possui alto giro com excelente rentabilidade”
RICARDO CHUEIRI DE SOUZA - Diretor de marketing da Aurora
Seara - conceito de empório
Desde 2021, a empresa tem apostado no programa Empório de Frios, cujo objetivo é destacar nas lojas seu portfólio de charcutaria. O projeto inclui suporte ao varejista na gestão da categoria, treinamento aos funcionários para torná-los especialistas na categoria de frios e exposição clara e diferenciada, entre outros pontos. Em média, a seção cresce 25% nas lojas que aderem ao programa.
“Sempre tivemos uma cultura de desenvolver soluções para o varejo. Para isso, procuramos entender as dores dos nossos clientes”, afirma Alexandre Jaeger, diretor comercial responsável pelos programas da Seara, que pertence à JBS. “Por exemplo: quando o varejista conta com áreas de transformação na loja, sabemos que há desafios importantes na operação, como a necessidade de padronizar e de evitar quebras”, aponta o executivo.
50% Meta de aumento da quantidade de lojas que atuam com o Empório de Frios Seara, que atualmente soma 310 pontos de venda
Fotos: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo/Divulgação
Matéria originalmente publicada na
edição de julho da
SA+
.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
e
Facebook
Notícias relacionadas

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março
