ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28/04/2025
Pricing, GC e cadastro falam a mesma língua na Coop
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/08/2019
Com 32 lojas em São Paulo, a Coop já contava com profissionais dedicados a pricing, gerenciamento por categorias e cadastro, quando, há cerca de um ano, integrou todos os setores em uma só área: a de desenvolvimento comercial, gerenciada por Marcel de Pierre Teotonio Amati. “Percebemos que havia uma grande sinergia entre esses segmentos e passamos a tratá-los como uma coisa só”, lembra.
Associar a expertise de cada área, como fez a Coop, é um caminho para agregar inteligência comercial às decisões, fazendo com que a área de compras possa agir pautada por informações e em convergência com a estratégia traçada pela rede. “A inteligência comercial permite que todos caminhem no mesmo sentido”, resume Marcel Amati.
“Hoje, a área comercial atua com maior foco na negociação com a indústria e tem à disposição um mundo de dados que ajudam a tomar decisões. Antes, as responsabilidades se acumulavam sobre o comprador e era mais difícil acertar” MARCEL DE PIERRE TEOTONIO AMATI - Gerente de Desenvolvimento Comercial da Coop
COOP
vantagens e crescimento
Com a criação da área de desenvolvimento comercial
- Melhorou a imagem de preço entre os clientes da rede
- Elevou giro e rentabilidade. Reduziu ruptura e excesso de mercadoria estocada
10% aumento no faturamento expectativa para este ano
2,3 bilhões de reais faturamento em 2018
Fonte: Coop
Como a área funciona
- Atua em conjunto com as áreas de pricing, GC e cadastro
- Tem o apoio de ferramentas tecnológicas
- Conta com dois analistas de dados que são os caçadores de oportunidades
- Os dois profissionais se dedicam em tempo integral à analise de performance
- Eles acompanham e analisam dados e identificam, por exemplo, as categorias com pior desempenho
Na prática, em um ciclo contínuo, o GC cuida de questões relacionadas a sortimento e layout, sugerindo direcionamento para as categorias, enquanto o pricing aplica a estratégia de preço que veio do GC e foi avalizada pela diretoria, sempre definindo de forma assertiva tanto os preços regulares quanto os promocionais. Já o cadastro é considerado o guardião da estrutura mercadológica, com impactos desde a logística até a exposição – imagine um layout definido criteriosamente deixar de ser implementado por conta das dimensões de algumas embalagens, que não foram consideradas no processo?
No passado, as responsabilidades se acumulavam sobre o comprador. Hoje, esse profissional atua com maior foco na negociação com a indústria, e é munido de informações que o ajudam a tomar decisões, analisa Amati, com a experiência de quem já atuou nessa função. Com maior quantidade de dados na mesa, a conversa com os fornecedores flui cada vez melhor: a cooperativa conta com uma série de indústrias parceiras que entendem as necessidades e atuam conjuntamente visando ao crescimento e à lucratividade.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Comercial Zaffari amplia atuação do Stock Center no RS

Datas “não tradicionais” podem ser uma oportunidade para alavancar as vendas do 1º semestre

Região Metropolitana de Porto Alegre receberá até 7 novos atacarejos em 2025
