SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pricing Coop GC Desenvolvimento Comercial

Pricing, GC e cadastro falam a mesma língua na Coop

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/08/2019

Com 32 lojas em São Paulo, a Coop já contava com profissionais dedicados a pricing, gerenciamento por categorias e cadastro, quando, há cerca de um ano, integrou todos os setores em uma só área: a de desenvolvimento comercial, gerenciada por Marcel de Pierre Teotonio Amati. “Percebemos que havia uma grande sinergia entre esses segmentos e passamos a tratá-los como uma coisa só”, lembra.

Associar a expertise de cada área, como fez a Coop, é um caminho para agregar inteligência comercial às decisões, fazendo com que a área de compras possa agir pautada por informações e em convergência com a estratégia traçada pela rede. “A inteligência comercial permite que todos caminhem no mesmo sentido”, resume Marcel Amati.

“Hoje, a área comercial atua com maior foco na negociação com a indústria e tem à disposição um mundo de dados que ajudam a tomar decisões. Antes, as responsabilidades se acumulavam sobre o comprador e era mais difícil acertar” MARCEL DE PIERRE TEOTONIO AMATI - Gerente de Desenvolvimento Comercial da Coop

COOP

vantagens e crescimento

Com a criação da área de desenvolvimento comercial

  • Melhorou a imagem de preço entre os clientes da rede
  • Elevou giro e rentabilidade. Reduziu ruptura e excesso de mercadoria estocada

 

10% aumento no faturamento expectativa para este ano

 

2,3 bilhões de reais faturamento em 2018

Fonte: Coop

Como a área funciona

  • Atua em conjunto com as áreas de pricing, GC e cadastro
  • Tem o apoio de ferramentas tecnológicas
  • Conta com dois analistas de dados que são os caçadores de oportunidades
  • Os dois profissionais se dedicam em tempo integral à analise de performance
  • Eles acompanham e analisam dados e identificam, por exemplo, as categorias com pior desempenho

Na prática, em um ciclo contínuo, o GC cuida de questões relacionadas a sortimento e layout, sugerindo direcionamento para as categorias, enquanto o pricing aplica a estratégia de preço que veio do GC e foi avalizada pela diretoria, sempre definindo de forma assertiva tanto os preços regulares quanto os promocionais. Já o cadastro é considerado o guardião da estrutura mercadológica, com impactos desde a logística até a exposição – imagine um layout definido criteriosamente deixar de ser implementado por conta das dimensões de algumas embalagens, que não foram consideradas no processo?

No passado, as responsabilidades se acumulavam sobre o comprador. Hoje, esse profissional atua com maior foco na negociação com a indústria, e é munido de informações que o ajudam a tomar decisões, analisa Amati, com a experiência de quem já atuou nessa função. Com maior quantidade de dados na mesa, a conversa com os fornecedores flui cada vez melhor: a cooperativa conta com uma série de indústrias parceiras que entendem as necessidades e atuam conjuntamente visando ao crescimento e à lucratividade.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   e   Facebook   !

COMPARTILHAR
TAGS:Pricing, Coop, GC, Desenvolvimento, Comercial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Seção de padaria do supermercado CoopInauguração

Coop amplia área de loja e investe em melhorias no layout interno

Coop amplia curso de Libras e reforça inclusãoCoop

Coop amplia curso de Libras e reforça inclusão

Comercial ZaffariExpansão

Comercial Zaffari encerra operação e foca o formato de atacarejo

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJCCoop São José dos Campos

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJC

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados