SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Pix Pagamentos DINAMO Networks

Por que o varejo ainda usa pouco o Pix?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/04/2021

Foto: Divulgação

Balanço do Banco Central de janeiro de 2021 mostra que o Brasil possui pouco mais de 65 milhões de usuários cadastrados no Pix. Deste total, 61 milhões correspondem a pessoas físicas, enquanto apenas 4 milhões são empresas – uma parte delas varejistas.

[noticiasRelacionadas]

O descompasso dos dois lados, de acordo com Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks , ocorre porque, ao contrário de bancos e fintechs, os varejistas não preparam seus sistemas de pagamento e de cobranças para receber o pagamento instantâneo. O resultado é o consumidor com aplicativo e internet banking, mas com poucas opções de aplicação nas compras do dia a dia.

Para os supermercadistas interessados em adotar o Pix, Zanini orienta que o primeiro passo é adaptar seus sistemas de recebimento. “O varejista pode usar no software do PDV uma integração de recebimento Pix que vai estar integrado com o banco. Afinal, é uma aplicação que precisa ter a comunicação com a instituição financeira para saber se o pagamento foi recebido e para que se faça a liquidação da operação na frente do caixa. Ou seja, o mercado precisa ter o sistema de PDV integrado com o banco para que ele possa liquidar a operação de Pix”, explica.

 Segurança

A exemplo de tudo que ocorre na era digital, a segurança é um dos fatores que mais preocupa – tanto consumidor quanto empresários – na adoção do Pix. O executivo explica que a segurança do Pix está baseada em dois estágios: entre o participante do Pix e o Banco Central, e ainda a segurança do estabelecimento.

De acordo com o CEO da DINAMO Networks, na relação do consumidor com o banco o sistema é baseado em criptografia e certificação digital. Nesse caso, é importante saber se o banco ou instituição financeira segue as melhores práticas de segurança recomendadas pelo Banco Central, cuja orientação, diz ele, é o uso de criptografia baseada em hardwares, chamados de HSM.

Em relação à segurança estabelecimento, a adoção do QRCode é o jeito mais rápido e mais usado para o pagamento. Neste caso, é importante que seja utilizado um QRCode dinâmico, pois quando o usuário/cliente for pagar e realizar a leitura, ali já constarão todas as informações sobre o pagamento (valor e estabelecimento, por exemplo), bastando ao cliente autorizar. “É possível também usar um QRCode fixo. Neste caso, o cliente vai ler o código do estabelecimento e terá de digitar o valor a ser pago. E nesse caso, precisa ter o cuidado de checar se o valor está correto”, completa Marco Zanini.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                             LinkedIn                            ,                            Instagram                            e                            Facebook                            !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Pix, Pagamentos, DINAMO Networks
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Centerbox compartilha como possibilitou o aumento do consumo e melhorou a experiência no checkoutWebinar Cases

Centerbox compartilha como possibilitou o aumento do consumo e melhorou a experiência no checkout

Rede de atacarejo faz mais 3 inaugurações no Rio Grande do Sul e chega a 28 unidades no estadoAtacadão

Rede de atacarejo faz mais 3 inaugurações no Rio Grande do Sul e chega a 28 unidades no estado

Banco Carrefour disponibiliza nova opção de pagamento para clientes do Carrefour e AtacadãoCarrefour

Banco Carrefour disponibiliza nova opção de pagamento para clientes do Carrefour e Atacadão

Atacadão abre mais uma loja na cidade de GoiâniaAtacadão

Atacadão abre mais uma loja na cidade de Goiânia

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados