SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercearia impulsiona crescimento das vendas em abril

09/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Fifo Supermercados Fifo Produto vencido

Por que as lojas que vendem alimentos perto de vencer passaram longe da crise

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/12/2018

Foco no prazo de validade Mercado Vanessa: vendas de itens perto do vencimento chega a 50%, diz Dayana Primarano, sócia da varejista 

Supermercados conhecidos pela indústria como Fifo – em alusão ao método de controle de estoque “first in, first out” (o primeiro que entra, primeiro que sai) – andam satisfeitos com os negócios. Eles oferecem produtos com prazo de validade prestes a vencer e têm socorrido o público de baixa renda praticando preços inferiores aos do mercado. Compram e vendem barato. “Como o dinheiro do brasileiro está curto, temos ganhado ainda mais relevância”, conta Vanderli Santana, gerente da Vovó Zuzu, que fica na Rua 25 de Março, em São Paulo.

As lojas, normalmente pequenas, trabalham com mix tradicional, mas têm nos produtos de validade estreita o grande chamariz. Dayana Primarano, sócia do Mercado Vanessa, também na capital paulista, afirma que os produtos Fifo respondem por 50% das vendas. “O segredo é comprar rápido o lote oferecido pelo fornecedor e comunicar com a mesma rapidez para o cliente”, diz. Ela envia WhatsApp sem parar para o público cadastrado e fiel. Apesar dos bons resultados, afirma que cresceu a concorrência, sobretudo das grandes redes, que têm feito promoções com base na validade.

[noticiasRelacionadas]

Como funciona

  • Distribuidores e fabricantes oferecem os produtos de validade limitada num esquema “leilão”. A loja que chegar primeiro leva o lote
  • A compra é normalmente paga à vista
  • A venda ao consumidor é sempre à vista
  • Esse varejo tanto pode receber a mercadoria na loja como retirar no fornecedor
  • O desconto na compra varia entre 40% e 70%, dependendo da data de validade

Os produtos com maior saída

  • Laticínios
  • Embutidos
  • Pratos Prontos

Exemplo que deram certo

Veja os números e avalie se lojas Fifo podem ser um novo negócio para você

  • Mercado Vanessa

Funcionamento (anos): 16

Número de lojas: 02 (250 m2 cada)

Margem média dos produtos: 35%

  • Vovó Zuzu

Funcionamento (anos): 12

Número de lojas: 01

Margem média dos produtos: 15%

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook   !

COMPARTILHAR
TAGS:Fifo, Supermercados Fifo, Produto vencido
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Varejistas regionais avançam com expansão pelo interior paulistaInauguração

Varejistas regionais avançam com expansão pelo interior paulista

Espaço dedicado à venda de flores no supermercado BistekPerecíveis

Flores e plantas viram destaque nos supermercados e impulsionam vendas

Perfumaria de unidade da Condor no Paraná, pertencente ao Grupo Zonta.Modernização

Supermercados Condor reinaugura unidade no Paraná

Supermercados BH - Fachada - Vila Velha - Espirito SantoExpansão

Supermercados BH abre 4 lojas na mesma semana no ES

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados