27/09/2025
Pesquisa exclusiva SA+: saiba quais as notas e avaliações do shopper para cada canal de compra
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/07/2023
Foto: Freepik
O shopper vem frequentando cerca de oito canais diferentes para compor suas compras do mês. No varejo alimentar, as possibilidades são muitas, especialmente por seu mix mais amplo, o que também gera desafios e uma complexa missão para garantir uma boa experiência ao shopper. Experiência essa que atinge patamares cada vez maiores diante de tantas opções e concorrência acirrada, em que os canais especializados, como farmácias, padarias e açougues, acabam se destacando em relação à qualidade do atendimento e prestação de serviços.
Essa é a percepção do próprio consumidor, conforme apurou o levantamento feito exclusivamente para a SA+ Ecossistema de Varejo pela Shopper 2B em parceria com a Toluna, que ouviu 2.400 pessoas, responsáveis pelo abastecimento de suas casas e pertencentes às classes A, B e C. Em comparação com o mesmo estudo realizado em 2019, o nível de satisfação dos shoppers com os atacarejos caiu, enquanto a satisfação com os supermercados teve um aumento.Confira a seguir alguns dos resultados das
entrevistas com a análise de profissionais do setor
Disputando a atenção do shopper
Todos querem um olhar especial do shopper e a oportunidade de garantir um encontro inesquecível que se repita sucessivamente para conquistar de vez seu bolso. Uma jornada de compra satisfatória, em que ele encontre a maior parte do que deseja, não necessitando de outros canais para completar sua cesta, somada a algo mais, como uma degustação ou ação que encante e fidelize sua loja como o principal ponto de compras.
Ranking de satisfação
O estudo revelou que, entre os canais do varejo alimentar, o super/hiper é o mais bem avaliado, com nota 8,68, seguido do atacarejo, com 8,61. Em último estão os minimercados. A farmácia disparou na avaliação do shopper.
O atendimento e a organização são os itens que mais agradam ao consumidor no canal farmácia. Tanto para padaria como super/hiper e atacarejo, a organização recebe a melhor nota. Para açougue e hortifrúti, as áreas de organização, serviços e conveniência são as que mais contribuem para a satisfação geral.
Importância dos canais
De forma geral, o consumidor frequentou uma média de oito canais nos últimos 30 dias*, sendo os super/hiper, digital e atacarejo os mais frequentes. Embora as farmácias e padarias não sejam destaque entre os canais mais frequentes, elas têm alto índice de importância e são os canais mais frequentados.
Atendimento satisfatório
Farmácia, padaria e açougue são os canais onde os consumidores mais necessitam da ajuda de um funcionário, e, em um terço dos casos, os funcionários oferecem a ajuda solicitada. Nos canais super/hiper e atacarejo a ajuda é solicitada quando o shopper não encontra um produto. De acordo com Bruna Fallani, consultora e fundadora da shopper 2B, o nível de concorrência está muito alto e o atendimento é quesito essencial para ganhar o consumidor. “A farmácia tem um suporte maior e acolhedor por conta dos medicamentos e está estendendo esse comportamento para fora do balcão. Já o supermercado está aquém em serviço e precisa cuidar disso”.
Os principais motivos da compra em cada canal
Farmácia: reposição, rotina e uso/consumo imediato
Padaria: reposição e uso/consumo imediato
Digital (last miles e sites): ofertas ou promoção, reposição e uso/consumo imediato
Super/hiper: rotina e abastecimento
Atacarejo: abastecimento e reposição
Açougue: rotina, reposição e abastecimento
Hortifrúti: rotina e reposição
Conseguiu o que precisava?
Matéria originalmente publicada na edição de julho da SA+ .
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

Entenda quais são os fatores que definem o mix das lojas autônomas
