08/11/2025
Perto de abrir capital, Cencosud Brasil registra R$ 4,5 bilhões em receita bruta no 1º semestre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/09/2021
Foto: Divulgação
A Cencosud, uma das maiores varejistas da América Latina, encerrou o primeiro semestre do ano com receita bruta consolidada de R$ 4,5 bilhões no Brasil, um crescimento de 0,7% ante o mesmo período de 2020. A operação de varejo respondeu por R$ 3,9 bilhões, queda de 4,7%, enquanto o atacado apresentou expansão de 65,7%, para R$ 566 milhões, refletindo a conversão de lojas no período. No consolidado, as vendas das mesmas lojas cresceram 0,9%, enquanto o segmento varejo avançou 0,6% e o atacarejo, +3,1%.
Os dados fazem partem da minuta enviada à Comissão de Valore Mobiliários (CVM) na semana passada, quando a empresa entrou com pedido para oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), tendo entre os objetivos captar recursos para o financiamento de sua expansão. A companhia é dona de redes de supermercados GBarbosa, Bretas, Prezunic, Mercantil Rodrigues e Perini. O negócio está presente em oito Estados, com 339 lojas ao fim do segundo semestre.
No documento, a empresa destaca que foi capaz de manter sua receita líquida no 2º trimestre de 2021 praticamente em linha com o mesmo período do ano passado, mesmo diante de um cenário adverso em razão da pandemia do Covid-19, que voltou a acelerar a partir do final do ano passado e, juntamente com a redução do auxílio emergencial, continuaram a impactar a economia do país.
A empresa destaca ainda que continua avançando com as iniciativas digitais via aplicativos, e-Grocery e parcerias com Corneshop, Rappi, e mais recentemente com o lançamento do Spid35, nova Bandeira com venda 100% digital.
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