SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campanha de Dia do Consumidor da Wine inclui oferta de vinhos por R$ 1

13/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

TI tecnologia CRM Competitividade

Opinião: profissionais de TI, ou time de tecnologia?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2018

Você sabe a diferença entre ter profissionais de TI e profissionais de tecnologia? Vou explicar as diferentes funções e por que você deve investir em ambas. O pessoal de TI, Tecnologia da Informação, é responsável por um conjunto de atividades que possibilitam a realização dos processos da companhia. Exemplos: garantir o bom funcionamento e a manutenção de todos os computadores, resolver problemas que possam surgir com os equipamentos, organizar a rede das lojas, solicitar a compra de novos materiais, etc.

Já o time de tecnologia tem a função de atualizar a empresa e desenvolver novos projetos, capazes de gerar economia e crescimento. São profissionais que mantêm um olhar sobre a estratégia do negócio e podem alavancar os resultados. Eles tanto podem trabalhar com sistemas já existentes no mercado, como desenvolver as próprias soluções. Vejamos o Grupo Pão de Açúcar. Para manter as lojas em funcionamento, a rede conta com o esforço dos profissionais de TI, garantindo que os caixas estejam em operação e realizando todas as funções (pagamento, CPF na nota, cadastro do Cliente Mais, etc.).

[noticiasRelacionadas]

 

Por outro lado, para desenvolver soluções ou contratar parceiros que já detenham essas soluções, conta com o esforço do pessoal de tecnologia. Esse time é responsável, por exemplo, pelo CRM, que permite conhecer o cliente a fundo. O CRM, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, torna viável a observação do padrão de consumo, o que é essencial para o varejista realizar ações assertivas. Ao coletar dados diariamente, o sistema dá acesso a várias informações. Exemplos: quem são os consumidores recorrentes, quais seus produtos preferidos, que formas de pagamento são mais usadas, qual o ticket médio por compra e mensal, que clientes têm criança em casa (pelo consumo de higiene infantil e fraldas), se o cliente é grande consumidor de vinho.

Todos esses e outros dados viabilizam promoções sob medida, além de ações de merchandising na loja. Assim, os clientes se sentem próximos da marca, o que aumenta recorrência e ticket. Olhando esse panorama, entendemos que hoje é fundamental investir em tecnologia. O uso dos dados diminui a incerteza dos investimentos, aumenta a competitividade e, consequentemente, puxa o crescimento do negócio. Hoje, as oportunidades de melhoria estão em fatos concretos, e não em suposições. 

Próximo tema: Como formar um time para a transformação digital

COMPARTILHAR
TAGS:TI, tecnologia, CRM, Competitividade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Nestlé inaugura nova linha de KitKat em Caçapava com a presença de Geraldo AlckminTecnologia

Gigante da indústria passa a utilizar inteligência artificial para gestão de estoque

Crescimento do varejo alimentarCrescimento sustentável

O varejo alimentar não pode andar de lado em 2025

Clube KGrupo Koch

Clube K alcança 1 milhão de clientes cadastrados

Varejo inteligente - Retail MediaVarejo e Tecnologia

Tecnologias que estão redefinindo o futuro do varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados