ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07/02/2025
O sucesso do varejo olha à frente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/02/2024
Foto: Adobe Stock
Essa é a base de toda evolução por trás do varejo na avaliação do CEO do Walmart nos EUA durante a NRF 2024, maior evento global voltado ao setor. Para ele, também é o que explica o seu otimismo e o apontado por uma pesquisa da Kantar sobre o crescimento global do mercado
“Permacrisis” foi considerada a palavra do ano de 2022 pelo dicionário Collins e significa um período extenso de instabilidade e insegurança, que é resultado de uma série de eventos que vêm acontecendo. O termo foi utilizado para explicar o que está influenciando as escolhas e o comportamento dos shoppers nos últimos tempos pela executiva Rachel Dalton, head de insights para o varejo da Kantar América do Norte, durante sua apresentação no Retail’s Big Show, promovido anualmente pela NRF (National Retail Federation), na cidade de Nova York (EUA). Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 13 e 16 de janeiro e teve cobertura da SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, em parceria com a Varejo180 (saiba mais na matéria “Parceria para uma experiência completa” ).
Esses são alguns acontecimentos que levaram a esse período permanente de mudanças
- Pandemia
- Crise financeira
- Choques econômicos
- Desigualdades sociais
- Conflitos
- Mudanças climáticas
- Ponto de inflexão da produção energética
- Boom da biotecnologia
- Inteligência artificial
- Automação
E essas foram algumas consequências do período observadas pela Kantar:
Tudo isso influencia as escolhas e decisões dos consumidores
01- Queda no índice que mede a capacidade de o shopper ter acesso a itens essenciais de consumo diário, que caiu quatro vezes a níveis inferiores aos históricos durante 2023
44% Índice final registrado no ano passado de consumidores com possibilidade de acessar itens essenciais diários de consumo
02- Maior procura pelos consumidores da geração Z, que são mais econômicos, por clubes de compras e canais que permitem economizar dinheiro
Estratégias voltadas à fidelidade do cliente e à melhoraria da experiência são o nome do jogo nesse cenário adverso do varejo. Dados da Kantar indicam que 28% dos consumidores nos EUA afirmam que compraram mais nas lojas físicas no ano passado. Um dos fatores foi justamente o acesso a meios digitais em suas visitas.
Paralelamente, a compra online segue se espalhando por diversos canais e bandeiras. Outro aspecto é que os clientes estão comprando prioritariamente nos e-commerces que oferecem a modalidade de entrega no mesmo dia e no dia seguinte. Eles também estão utilizando a retirada na loja ou no “curbside pick up”, em que o cliente pega a compra no supermercado sem sair do carro.
“Sam Walton, nosso fundador, dizia que não se pode fazer a mesma coisa sempre, porque tudo ao nosso redor muda e, para ser bem-sucedido, é necessário lidar com essa mudança. Esse mindset nos levou a realizar transformações, como a inclusão de farmácias e postos nos anos 1970, a expansão dos nossos Supercenters nos anos 1980 e 1990 e a entrada no comércio eletrônico e no modelo omnichannel nos últimos dois anos. Muitos de nós presentes aqui sabemos do valor de olhar à frente e enxergar o futuro”
JOHN FURNER - CEO do Walmart nos Estados Unidos
Crescimento do varejo global vai acelerar nos próximos 5 anos
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
Essa é a perspectiva da Kantar para o setor, que deverá crescer 29% entre 2022 e 2028. Um cenário mais otimista também está sendo visto por John Furner, CEO do Walmart nos Estados Unidos. “Sabemos que 2023 está no passado e que o sucesso do varejo vem de pensar à frente. Essa é a história de muitas das nossas empresas, incluindo o Walmart, onde venho trabalhando a minha vida toda”, comentou na abertura oficial do Retail’s Big Show, no dia 14/01.
Notícias relacionadas

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro
