SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

07/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

O sucesso do varejo olha à frente

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/02/2024

Foto: Adobe Stock

Essa é a base de toda evolução por trás do varejo na avaliação do CEO do Walmart nos EUA durante a NRF 2024, maior evento global voltado ao setor. Para ele, também é o que explica o seu otimismo e o apontado por uma pesquisa da Kantar sobre o crescimento global do mercado

“Permacrisis” foi considerada a palavra do ano de 2022 pelo dicionário Collins e significa um período extenso de instabilidade e insegurança, que é resultado de uma série de eventos que vêm acontecendo. O termo foi utilizado para explicar o que está influenciando as escolhas e o comportamento dos shoppers nos últimos tempos pela executiva Rachel Dalton, head de insights para o varejo da Kantar América do Norte, durante sua apresentação no Retail’s Big Show, promovido anualmente pela NRF (National Retail Federation), na cidade de Nova York (EUA). Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 13 e 16 de janeiro e teve cobertura da SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, em parceria com a Varejo180 (saiba mais na matéria “Parceria para uma experiência completa” ).

Esses são alguns acontecimentos que levaram a esse período permanente de mudanças

  • Pandemia
  • Crise financeira
  • Choques econômicos
  • Desigualdades sociais
  • Conflitos
  • Mudanças climáticas
  • Ponto de inflexão da produção energética
  • Boom da biotecnologia
  • Inteligência artificial
  • Automação

E essas foram algumas consequências do período observadas pela Kantar:

Tudo isso influencia as escolhas e decisões dos consumidores

01- Queda no índice que mede a capacidade de o shopper ter acesso a itens essenciais de consumo diário, que caiu quatro vezes a níveis inferiores aos históricos durante 2023

44% Índice final registrado no ano passado de consumidores com possibilidade de acessar itens essenciais diários de consumo

02- Maior procura pelos consumidores da geração Z, que são mais econômicos, por clubes de compras e canais que permitem economizar dinheiro

Estratégias voltadas à fidelidade do cliente e à melhoraria da experiência são o nome do jogo nesse cenário adverso do varejo. Dados da Kantar indicam que 28% dos consumidores nos EUA afirmam que compraram mais nas lojas físicas no ano passado. Um dos fatores foi justamente o acesso a meios digitais em suas visitas.

Paralelamente, a compra online segue se espalhando por diversos canais e bandeiras. Outro aspecto é que os clientes estão comprando prioritariamente nos e-commerces que oferecem a modalidade de entrega no mesmo dia e no dia seguinte. Eles também estão utilizando a retirada na loja ou no “curbside pick up”, em que o cliente pega a compra no supermercado sem sair do carro.

“Sam Walton, nosso fundador, dizia que não se pode fazer a mesma coisa sempre, porque tudo ao nosso redor muda e, para ser bem-sucedido, é necessário lidar com essa mudança. Esse mindset nos levou a realizar transformações, como a inclusão de farmácias e postos nos anos 1970, a expansão dos nossos Supercenters nos anos 1980 e 1990 e a entrada no comércio eletrônico e no modelo omnichannel nos últimos dois anos. Muitos de nós presentes aqui sabemos do valor de olhar à frente e enxergar o futuro”
JOHN FURNER - CEO do Walmart nos Estados Unidos

Crescimento do varejo global vai acelerar nos próximos 5 anos

Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Essa é a perspectiva da Kantar para o setor, que deverá crescer 29% entre 2022 e 2028. Um cenário mais otimista também está sendo visto por John Furner, CEO do Walmart nos Estados Unidos. “Sabemos que 2023 está no passado e que o sucesso do varejo vem de pensar à frente. Essa é a história de muitas das nossas empresas, incluindo o Walmart, onde venho trabalhando a minha vida toda”, comentou na abertura oficial do Retail’s Big Show, no dia 14/01.

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - StoreTendências

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Supermercados Super BomExpansão

Grupo Barcelos abre 25ª unidade com chegada a uma nova região do Rio de Janeiro

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados