O que há por trás da cultuada Amazon?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/08/2018
*Lucas Marques: Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou na Ambev, por três anos, atua na Fundação Dom Cabral e é coo no Méliuz
Este é o primeiro artigo assinado pelo especialista Lucas Marques. De maneira prática, ele vai apontar caminhos para uma atuação mais tecnológica e produtiva. Além de conhecimento acadêmico e atuação na indústria, Lucas tem experiência como executivo de uma startup que atua simultaneamente com varejista, consumidor e fabricante.
No dia 5 de julho de 1994, um analista financeiro, que nunca tinha trabalhado no varejo, resolveu criar uma empresa para vender livros pela internet. Naquela época, o Walmart já era o maior varejista do mundo e reinava absoluto. Mas o que o analista financeiro e o Walmart não sabiam é que esse reinado estava com os dias contados. Hoje, aquela empresa que nasceu para vender livros pela internet, chamada Amazon, se tornou o maior varejista do mundo, com mais do que o dobro de valor de mercado do Walmart.
Qual a explicação por trás do crescimento exponencial da Amazon e da incapacidade do Walmart de reagir a esse concorrente até agora? A resposta mais rápida, e também a mais errada, é atribuir o sucesso ao apenas ao e-commerce. Isso porque:
1. A maioria dos e-commerces criados na mesma época quebrou e não existe mais
2. O próprio Walmart lançou seu comércio eletrônico em 1996, quando a Amazon ainda não tinha quase nenhum cliente, e não avançou
A lista é grande, e não se limita aos múltiplos negócios. A empresa também tem sido capaz de usar o poder da tecnologia para melhorar todos os seus processos de forma contínua. Ela usou dashboards avançados para melhorar a gestão do seu time comercial, de marketing e RH, além de softwares avançados de dados para estimular o cliente a comprar mais em seu site de vendas. De fato, foi a primeira empresa a usar tecnologia de algoritmos para fazer recomendações personalizadas nas transações online. Com essa tecnologia, chegou a aumentar a conversão de vendas em mais de 360%. Outra iniciativa de alto impacto, ligada à produtividade, aconteceu em 2012 ao comprar a empresa Kiva, que desenvolvia robôs inteligentes capazes de se movimentar de maneira autônoma. Esses robôs hoje organizam CDs e depósitos, colocando os itens mais requisitados em áreas próximas às saídas. Com isso, melhorou o processo logístico e passou a entregá-los em no máximo dois dias úteis para 100% dos seus clientes fiéis dos EUA. Esses são apenas dois exemplos públicos. Grande parte dos investimentos da Amazon em tecnologia e dos resultados que alcança são segredo, justamente por se tratar de uma grande vantagem competitiva. O que a Amazon tem a ver com seu negócio? Tudo. Ela e outras companhias estão ditando os rumos do futuro e da rentabilidade no comércio em todo o mundo. E, acredite, não é preciso ser gigante, nem se colocar em riscos de grande vulto para acompanhar a evolução. O passo a passo continua sendo a melhor trajetória. Até o mês que vem.