SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentar

23/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Amazon Walmart Tecnologia

O que há por trás da cultuada Amazon?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2018

*Lucas Marques: Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou na Ambev, por três anos, atua na Fundação Dom Cabral e é coo no Méliuz 

Este é o primeiro artigo assinado pelo especialista Lucas Marques. De maneira prática, ele vai apontar caminhos para uma atuação mais tecnológica e produtiva. Além de conhecimento acadêmico e atuação na indústria, Lucas tem experiência como executivo de uma startup que atua simultaneamente com varejista, consumidor e fabricante.

No dia 5 de julho de 1994, um analista financeiro, que nunca tinha trabalhado no varejo, resolveu criar uma empresa para vender livros pela internet. Naquela época, o Walmart já era o maior varejista do mundo e reinava absoluto. Mas o que o analista financeiro e o Walmart não sabiam é que esse reinado estava com os dias contados. Hoje, aquela empresa que nasceu para vender livros pela internet, chamada Amazon, se tornou o maior varejista do mundo, com mais do que o dobro de valor de mercado do Walmart.

Qual a explicação por trás do crescimento exponencial da Amazon e da incapacidade do Walmart de reagir a esse concorrente até agora? A resposta mais rápida, e também a mais errada, é atribuir o sucesso ao apenas ao e-commerce. Isso porque:

1. A maioria dos e-commerces criados na mesma época quebrou e não existe mais

2. O próprio Walmart lançou seu comércio eletrônico em 1996, quando a Amazon ainda não tinha quase nenhum cliente, e não avançou

A lista é grande, e não se limita aos múltiplos negócios. A empresa também tem sido capaz de usar o poder da tecnologia para melhorar todos os seus processos de forma contínua. Ela usou dashboards avançados para melhorar a gestão do seu time comercial, de marketing e RH, além de softwares avançados de dados para estimular o cliente a comprar mais em seu site de vendas. De fato, foi a primeira empresa a usar tecnologia de algoritmos para fazer recomendações personalizadas nas transações online. Com essa tecnologia, chegou a aumentar a conversão de vendas em mais de 360%. Outra iniciativa de alto impacto, ligada à produtividade, aconteceu em 2012 ao comprar a empresa Kiva, que desenvolvia robôs inteligentes capazes de se movimentar de maneira autônoma. Esses robôs hoje organizam CDs e depósitos, colocando os itens mais requisitados em áreas próximas às saídas. Com isso, melhorou o processo logístico e passou a entregá-los em no máximo dois dias úteis para 100% dos seus clientes fiéis dos EUA. Esses são apenas dois exemplos públicos. Grande parte dos investimentos da Amazon em tecnologia e dos resultados que alcança são segredo, justamente por se tratar de uma grande vantagem competitiva. O que a Amazon tem a ver com seu negócio? Tudo. Ela e outras companhias estão ditando os rumos do futuro e da rentabilidade no comércio em todo o mundo. E, acredite, não é preciso ser gigante, nem se colocar em riscos de grande vulto para acompanhar a evolução. O passo a passo continua sendo a melhor trajetória. Até o mês que vem.

COMPARTILHAR
TAGS:Amazon, Walmart, Tecnologia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Entrega rápida é principal fator para escolha de supermercados onlineConsumo

Conheça o fator determinante de compra em supermercados online para 65% dos consumidores

Adobe StockReputação online

44% dos supermercados têm nota 4 ou inferior na avaliação do Google

Loja dentro da Loja CafésTecnologia

JDE aumenta em 45% as vendas com reformulação do digital e foco em dados regionais

Adobe Stock tecnologia supermercado gôndolaTecnologia

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados