SA+ Ecossistema de Varejo

Carrefour Carrefour Brasil Alimentos saudáveis Alimentos orgânicos Casino

“O consumidor quer produtos saudáveis, mas a um preço melhor”, afirma CEO do Carrefour Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/10/2018

O Carrefour lançou hoje (01/10) o movimento Act for Food, que acontece simultaneamente em todos os países onde a companhia opera. O projeto direciona uma série de ações e investimentos par ampliar o consumo de alimentos com apelo à saudabilidade e de qualidade. “O consumidor quer produtos saudáveis, mas a um preço melhor”, afirmou Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil. As iniciativas vão desde a expansão de uma seção voltada a esses produtos até o lançamento de um programa de satisfação garantida voltada para perecíveis

[noticiasRelacionadas]

Os orgânicos também estão entre os produtos-alvo do movimento. Globalmente, a estimativa é de que a receita com esses itens alcance 5 bilhões de euros até 2022. Já no Brasil, a expectativa é de dobrar a participação deles nas vendas de alimentos frescos até 2020, alcançando 5%. “Acredito que alcançaremos 10% rapidamente”, disse Prioux. Hoje a varejista comercializa 650 itens orgânicos. 

Margem menor nos orgânicos
Para aumentar o volume comercializado, a companhia já reduz a margem do orgânico, que chega ao consumidor em torno de 20% mais barato do que um similar normal. “A partir das iniciativas desse projeto, a ideia é reduzir o preço em 15%”, afirmou o executivo. Ao elevar a quantidade de produtos comercializados, a companhia consegue compensar a redução da margem de lucro. 

Com o objetivo de suprir a alta esperada da demanda, a varejista está focando o desenvolvimento de produtores. Um dos pontos a ser trabalhados, segundo Prioux, é um suporte aos produtores na entrega das mercadorias. Para ele, uma das maiores dificuldades é comprar em um lugar e receber em outro. Uma alternativa são parcerias com empresas cujos caminhões não transitam com 100% da capacidade. 

Mais ações
Outra iniciativa do Carrefour é a ampliação da seção de “Saudáveis”, que reúne em um mesmo corredor orgânicos, integrais, alimentos sem antibióticos e itens voltados a dietas restritivas. Atualmente, é encontrado em um número pequeno de unidades, mas a ideia é chegar a 50 lojas das bandeiras Carrefour (super e hipermercados) neste ano. Em 2019, o setor estará presente em todas as filiais da marca em ambos os formatos. 

A companhia também aposta numa iniciativa chamada “Compromisso Satisfação Garantida”, que está sendo lançada neste mês em lojas da Baixa Santista (SP). Nela, caso o consumidor não fique satisfeito com algum produto fresco adquirido nas lojas da rede, poderá receber o dinheiro de volta ou trocar por outro item de mesmo valor. 

Negócios
Em conversa com jornalistas durante o lançamento do Act For Food, Prioux afirmou que o foco dos investimentos continuará sendo o formato de cash & carry e o de lojas de proximidade, além do e-commerce. Ele se mostrou otimista em relação ao País, apesar dos impactos da política. “Temos confiança no País. Vamos reverter essa situação da economia. Por isso, seguimos investindo no Brasil”, afirmou. 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Carrefour Brasil, Alimentos saudáveis, Alimentos orgânicos, Casino
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mix Mateus - Corredor - Retail MediaPesquisa

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas

Consumo de ovos melhora memória, aponta estudo recenteSaúde e Nutrição

Consumo de ovos melhora memória, aponta estudo recente

Adobe Stock -Pringles KellanovaE-commerce

Kellanova e Mondelēz apostam em marketplaces para alavancar as vendas online durante a Black Friday

ESG_AdobeSTockGestão e negócios

GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados