“O consumidor quer produtos saudáveis, mas a um preço melhor”, afirma CEO do Carrefour Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/10/2018
O Carrefour lançou hoje (01/10) o movimento Act for Food, que acontece simultaneamente em todos os países onde a companhia opera. O projeto direciona uma série de ações e investimentos par ampliar o consumo de alimentos com apelo à saudabilidade e de qualidade. “O consumidor quer produtos saudáveis, mas a um preço melhor”, afirmou Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil. As iniciativas vão desde a expansão de uma seção voltada a esses produtos até o lançamento de um programa de satisfação garantida voltada para perecíveis.
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Os orgânicos também estão entre os produtos-alvo do movimento. Globalmente, a estimativa é de que a receita com esses itens alcance 5 bilhões de euros até 2022. Já no Brasil, a expectativa é de dobrar a participação deles nas vendas de alimentos frescos até 2020, alcançando 5%. “Acredito que alcançaremos 10% rapidamente”, disse Prioux. Hoje a varejista comercializa 650 itens orgânicos.
Margem menor nos orgânicos
Para aumentar o volume comercializado, a companhia já reduz a margem do orgânico, que chega ao consumidor em torno de 20% mais barato do que um similar normal. “A partir das iniciativas desse projeto, a ideia é reduzir o preço em 15%”, afirmou o executivo. Ao elevar a quantidade de produtos comercializados, a companhia consegue compensar a redução da margem de lucro.
Com o objetivo de suprir a alta esperada da demanda, a varejista está focando o desenvolvimento de produtores. Um dos pontos a ser trabalhados, segundo Prioux, é um suporte aos produtores na entrega das mercadorias. Para ele, uma das maiores dificuldades é comprar em um lugar e receber em outro. Uma alternativa são parcerias com empresas cujos caminhões não transitam com 100% da capacidade.
Mais ações
Outra iniciativa do Carrefour é a ampliação da seção de “Saudáveis”, que reúne em um mesmo corredor orgânicos, integrais, alimentos sem antibióticos e itens voltados a dietas restritivas. Atualmente, é encontrado em um número pequeno de unidades, mas a ideia é chegar a 50 lojas das bandeiras Carrefour (super e hipermercados) neste ano. Em 2019, o setor estará presente em todas as filiais da marca em ambos os formatos.
A companhia também aposta numa iniciativa chamada “Compromisso Satisfação Garantida”, que está sendo lançada neste mês em lojas da Baixa Santista (SP). Nela, caso o consumidor não fique satisfeito com algum produto fresco adquirido nas lojas da rede, poderá receber o dinheiro de volta ou trocar por outro item de mesmo valor.
Negócios
Em conversa com jornalistas durante o lançamento do Act For Food, Prioux afirmou que o foco dos investimentos continuará sendo o formato de cash & carry e o de lojas de proximidade, além do e-commerce. Ele se mostrou otimista em relação ao País, apesar dos impactos da política. “Temos confiança no País. Vamos reverter essa situação da economia. Por isso, seguimos investindo no Brasil”, afirmou.