SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Transparência Confiança Cencosud Covid19 Coronavírus

Novo shopper exige transparência e confiança do seu supermercado

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/06/2020

Entre as mudanças que despontaram nos dois primeiros meses da pandemia, ficou claro que sem agir com base em transparência e confiança o varejo não conseguirá superar os desafios que vêm sendo impostos a seu relacionamento com clientes e fornecedores.

[noticiasRelacionadas]

Essa necessidade tornou-se latente diante de uma das maiores dificuldades enfrentadas no período: a alta nos preços de produtos importantes na cesta de compras do shopper. Diretor-geral do Cencosud nas bandeiras G.Barbosa, Perini e Eletro Show Nordeste, Celso Renato Dias Ferreira lembra que o consumidor não aceitou essa situação, levando o varejo a uma rodada de conversas bastante abertas com os fornecedores.

É preciso ter transparência. É assim que atuamos com nossos clientes e com as indústrias, entendendo, por exemplo, quando um aumento atingiu toda uma categoria e também o impacto da alta dos custos na produção”, afirma o executivo da empresa, que conta com 202 unidades no País. Estudar como conter os repasses no preço final e comunicar ao cliente constituíram as etapas seguintes desse ciclo de transparência mútua que tende a permear os relacionamentos daqui para a frente. Construir uma relação de confiança também foi algo ressaltado por Julio Lohn, diretor comercial do Mundial Mix, de Santa Catarina, e presidente da Rede Brasil. “Em relação aos fornecedores, por exemplo, é preciso que se sintam à vontade para abrir números não apenas com as lideranças do varejo, mas também com os times comerciais e outras áreas envolvidas, a fim de buscar o que é melhor para todos”, comenta. “Nunca foi tão importante ter uma conversa franca”, acrescenta.

União de toda a cadeia

A crise é uma oportunidade para aprender e entender como varejo e indústria podem trabalhar juntos na missão de cuidar das pessoas e de abastecer. A união de toda a cadeia é vital, como acredita Andre Felicissimo, VP de vendas da P&G.

“O maior aprendizado até aqui tem sido o relacionamento em toda a cadeia até o cliente final. Aprendemos todos a fazer mais e a fazer diferente”

CELSO RENATO DIAS FERREIRA
Diretor-geral do Cencosud, 202 lojas

Esta matéria integra reportagem especial de SA Varejo sobre transformações profundas, quebra de paradigmas e evoluções no varejo na pandemia que permanecerão gerando impactos. Clique nos links para conferir todos os textos: 

Loja física deve oferecer objetividade na jornada de compra 

Consumo sem sair de casa continua forte

Em algumas categorias, nível de consumo deve seguir acima do período pré-Covid

E-commerce é o principal legado da pandemia

Concorrência digital avança sobre as vendas de alimentos

Colaboração entre varejo e indústria ganha produtividade

JBP vive adaptação à nova realidade

Promoções devem ser mais simples e diretas

Varejo e indústria precisarão revisar sortimento

Ruptura: novidades na busca por índices menores

Expansão exige precisão cirúrgica

Fluxo de caixa: é hora de maior disciplina na gestão

Relação com funcionários passa por mudanças rápidas

Aliar experiência a novos aprendizados é fundamental aos empresários do setor

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

COMPARTILHAR
TAGS:Transparência, Confiança, Cencosud, Covid19, Coronavírus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Supermercados BH adquire operação do Bretas em MG do CencosudAquisição

Supermercados BH adquire operação do Bretas em MG do Cencosud

Cencosud Brasil vende todas as suas operações em MG para o Supermercados BHGestão e negócios

Cencosud Brasil vende todas as suas operações em MG para o Supermercados BH

Cencosud fachadaGestão e negócios

Cencosud adquire 100% das operações do Makro e Basualdo na Argentina

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados