SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Triple Win: a estratégia que transforma Trade Marketing em resultado real

04/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mateus Supermercados Mateus Black Swan Maranhão Startup Iniciativa

No Grupo Mateus, tecnologia e inovação estão no DNA

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/08/2019

Uma das maiores do País, a rede maranhense  Mateus  aposta em tecnologia para dar suporte ao seu crescimento desde o início dos anos 1990. Startups, aplicativos, e-commerce, espaço de inovação. Tudo isso já faz parte do dia a dia dos seus negócios

FÍSICO E DIGITAL
A empresa inaugura lojas já com o ERP desenvolvido internamente e é mantenedora do  Black Swan , espaço voltado à inovação, um projeto do sucessor Junior Mateus

O Grupo Mateus conta com 117 lojas entre varejo, atacarejo e unidades especializadas em eletroeletrônicos, presentes no Maranhão, onde nasceu a empresa, Pará e Piauí. Seu faturamento anual gira em torno de R$ 8,3 bilhões. Em entrevista coletiva realizada em janeiro deste ano, o fundador, Ilson Mateus, afirmou que a empresa pode se tornar em breve a quarta maior do ranking brasileiro do autosserviço, posto ocupado hoje pela chilena Cencosud , com receita anual de R$ 8,5 bilhões. Quem vê de fora a história da rede maranhense naturalmente a associa a estratégias como expansão, atendimento e gestão. E está correto. Mas, por trás disso tudo, há o uso da tecnologia a serviço da inovação, o que nem todo mundo sabe.

Aos 34 anos, Junior Mateus, sucessor e responsável pelas áreas de TI e RH, foi quem iniciou e vivenciou as iniciativas nessa área ao lado do atual gerente de desenvolvimento, José da Guia. As ações passam por ter o próprio sistema de gestão, hoje comercializado para outras empresas, aplicativos, e-commerce e criação e fomento de startups. “Desde pequeno sempre gostei de computador, de mexer nas coisas. Dava um certo trabalho para o pessoal da TI”, recorda-se Junior, de maneira divertida. “Logo descobri que era disso que eu gostava. Aliás, me sinto feliz com as duas áreas em que atuo hoje no Grupo: tecnologia e de pessoas”, conta.

[noticiasRelacionadas]

MENTE ABERTA E CARTA BRANCA
A tecnologia entrou no Grupo Mateus no início dos anos 1990, quando, em suas viagens, o fundador, Ilson Mateus, conheceu os primeiros sistemas e viu neles uma maneira de tornar a empresa mais competitiva. A partir daí, vieram os computadores e softwares para PDV e acompanhamento de estoques. “Meu pai tem uma mente aberta. Sempre questionou aquela ideia de ‘vamos fazer dessa forma porque sempre foi feito assim’. É uma pessoa disposta a testar. A todo lugar que vai, ele carrega o iPad para fazer anotações, além de ser muito ativo nas redes sociais”, conta o filho. “Isso nos ajudou muito em nossas investidas na área tecnológica e de inovação”, completa.

“Nossas ferramentas, desenvolvidas internamente, buscam maior eficiência, melhoria na forma de acessar informações e soluções para as demandas e dores que surgem na companhia” JUNIOR MATEUS sucessor e responsável pelas áreas de TI e RH do Grupo Mateus

PRIMEIRAS INICIATIVAS
O fornecedor de soluções contratado pelo presidente do Grupo permaneceu com a companhia durante cerca de 20 anos. Nessa época, a evolução do negócio demonstrou que a empresa contratada encontrava dificuldades para acompanhar a velocidade de crescimento da companhia. Por conta disso, o Grupo decidiu desenvolver sua própria solução de gestão, o que exigia criação de uma estrutura interna. “Eu e o Zé da Guia iniciamos, em torno de 2010, a área, que contava com três estagiários, criando relatórios para ajudar diversos setores da empresa”, explica Junior. Com o tempo, o setor foi crescendo e a equipe aumentando para 10, 15 pessoas, até chegar às atuais 100.

O primeiro sistema completo desenvolvido foi o da indústria de pães – que fabrica produtos para todas as filiais do Grupo. Em paralelo, a equipe trabalhava em ferramentas de loja, estoque, financeiro, contábil. Há cerca de três anos, a solução própria já havia substituído a terceirizada nas filiais. “Terminamos com o centro de distribuição”, conta Junior. Hoje, todas as unidades já são inauguradas com o software próprio da companhia.

IT HAPPENS
A equipe do It Happens é formada pelo grupo de desenvolvedores de soluções que trabalhavam no Grupo Mateus até a decisão de formar uma empresa à parte

STARTUPS EM NOVO ESPAÇO
Criado em dezembro do ano passado, o Black Swan abre espaço para startups, que passam por processo seletivo. Elas são avaliadas em critérios como caráter inovador da solução e escalabilidade, entre outros

 

EMPRESA PRÓPRIA DE TI E STARTUP E INOVADOR
Em função do crescimento, a área de tecnologia foi transformada em uma empresa à parte, que inicialmente funcionava no próprio prédio do Grupo, mas em um ambiente separado. A It Happens, como é chamada, reúne apenas o pessoal focado no desenvolvimento de soluções que não estão associadas ao ERP – já os demais profissionais, responsáveis pelo suporte do sistema de gestão, permaneceram mais próximos das áreas que precisam atender no dia a dia. Como o espaço físico destinado ao novo negócio era grande, Junior, por sugestão do amigo Rômulo Martins, decidiu convidar quatro startups para trabalhar no local. “A ideia era entender a cultura delas e promover a troca de experiência com a nossa turma interna”, explica o sucessor.

Dessa convivência nasceu a startup Niduu, voltada à educação corporativa, que pertence a Junior e Rômulo. A solução, que utiliza técnicas de gamificação para capacitar colaboradores de todos os níveis e formação, foi testada no Grupo Mateus. Em maio deste ano, a Niduu foi eleita uma das empresas mais inovadoras do País, de acordo com o ranking 100 Startups to Watch, realizado em parceria pelas revistas Pequenas Empresas Grandes Negócios e Época Negócios e pelas consultorias Corp.vc e EloGroup .

ESPAÇO DE INOVAÇÃO
Com o avanço de novos projetos, a área destinada à equipe do It Happens e à Niduu voltou a ficar pequena. Junior conta que, para acomodar os times, arrendou novamente um local maior. O espaço adicional deu pontapé para a criação do Black Swan, em dezembro do ano passado, cuja proposta é desenvolver o ecossistema da inovação, conectando empresas a startups. O projeto conta com três mantenedores: o Grupo Mateus, uma universidade e uma agência de publicidade. “Temos uma lista de 20 empresas com quem estamos negociando”, afirma o sucessor.

Ele explica que, para se instalar no Black Swan, as startups passam por um processo de seleção. A empresa mantenedora abre um edital apontando seus problemas específicos. As startups se inscrevem e são avaliadas em critérios como caráter inovador da ideia, escalabilidade, quem são os fundadores, nível de maturidade das pessoas envolvidas, etc. As melhores se instalam no espaço e contam com consultoria para desenvolver suas inovações. Mas precisam seguir uma metodologia definida pelos organizadores do Black Swan e apresentar resultados.

O primeiro edital foi do Grupo Mateus, que selecionou cinco startups. Uma delas não se adaptou ao modelo de trabalho e saiu do espaço no primeiro mês. Agora é a vez de o próprio Black Swan lançar seu edital para recrutar startups. “A diferença é que, enquanto o do mantenedor parte de problemas existentes, o nosso é mais abrangente”, explica Junior, que, atualmente, tem ficado mais no espaço em função do foco no Niduu. Já no Mateus, o sucessor está mais na estratégia das áreas de RH e TI, trabalhando com seus gestores, responsáveis pelo dia a dia. Para ele, não há dúvidas sobre os benefícios da tecnologia para o Grupo. “Hoje, desenvolvemos soluções rápidas e garantimos ferramentas que melhoram continuamente a gestão e E-COMMERCE em todas as áreas”, finaliza.

E-COMMERCE E APLICATIVO DE DESCONTOS

De olho em uma melhor experiência para o shopper, o Grupo Mateus investiu recentemente no e-commerce e em um aplicativo de descontos. Nos dois projetos, desenvolvidos internamente, foram realizados testes com colaboradores para entender o funcionamento e necessidades de melhoria. Lançado neste ano, o ecommerce está oferecendo inicialmente eletrônicos e algumas categorias, como papelaria, bebidas e higiene e beleza. Por enquanto, atende apenas a cidade de São Luiz. “Ainda estamos aprendendo, mas queremos levar o serviço a outras regiões e ampliar o sortimento para todos os produtos presentes em nossas lojas, mesmo sabendo que existe um grande desafio na venda online de perecíveis”, explica Junior Mateus. Segundo ele, para entender melhor o comércio eletrônico, a companhia lançou há cerca de dois anos o site Canto do Chefe, voltado ao mercado de foodservice. “Achamos melhor iniciar com o segmento B2B, que é menos complexo”, comenta. Para Junior, a estratégia deu certo, pois a venda online ao consumidor final está dentro das expectativas da companhia. Outra iniciativa recente é o aplicativo de desconto, que pode ser baixado no celular. O cliente seleciona as ofertas e, ao passar pelo checkout da loja, informa o CPF. Testado com cerca de 1000 pessoas da equipe interna antes do lançamento, a ferramenta conta com 100 mil usuários ativos. Já está sendo desenvolvida uma versão para o Pará, já que a atual atende apenas o Maranhão.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,   Instagram   e   Facebook   !

COMPARTILHAR
TAGS:Mateus, Supermercados Mateus, Black Swan, Maranhão, Startup, Iniciativa, PDV, ERP, Shopper, Experiência, B2B, Pará
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Davita e Condor fachadasInauguração

Davita e Condor investem na expansão regional

Good Bom FachadaTrade Marketing

Supermercado captura 3 mil novos clientes com estratégia baseada em dados

Mix Mateus Jaboatão Grupo MateusGrupo Mateus

Grupo Mateus expande com nova loja em Pernambuco

Super MateusExpansão

Grupo Mateus abre sua 1ª loja de 2025

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados