26/09/2025
Não atender a demanda por alternativos ao leite animal pode trazer prejuízos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/07/2022
Vida Veg: Não atender a demanda pode sair caro
Álvaro Gazolla, sócio-diretor da Vida Veg , que vende bebidas vegetais à base de coco a preços mais acessíveis, diz que em mercados mais maduros o custo já é próximo do de derivados de leite animal devido à escada. “A rede americana Trader Joe’s está lançando produtos vegetais em suas marcas próprias, incentivada pelo alto volume”, destaca.
O empresário acredita que, de um a três anos, esses produtos também terão volume no Brasil. Por conta disso, os varejistas que não considerarem essa tendência, já consolidada lá fora, poderão correr o risco de perder fluxo de consumidores nas lojas. “Muitas vezes, o gestor do varejo acredita que não obtém resultado imediato porque a venda é pequena. Mas não percebe que muitos clientes mudam de loja por não encontrarem determinado item”, alerta.
“O varejista brasileiro não pode fechar os olhos para essa tendência e correr o risco de perder cliente. A nova geração é mais consciente e acaba mudando os hábitos de consumo e o local de compra da família inteira”
Álvaro Gazolla Sócio-diretor da Vida Veg
154% crescimento da empresa de 2020 para 2021
81% do faturamento de 2021 já foi atingido de janeiro a maio deste ano
Case: Supermercado Rex
Pioneirismo em leite vegetal no low price
A rede Rex, com três unidades em Lavras (MG), tornou-se referência na cidade de 100 mil habitantes por ser o único supermercado a oferecer itens veganos. “A varejista vendeu uma grande quantidade de produtos e atraiu um público diferente”, avalia Álvaro Gazolla, sócio-diretor da Vida Veg. A empresa também saiu na frente, associando na mente do consumidor a compra desses produtos às suas lojas, mesmo quando concorrentes passaram a vender esses itens. Para facilitar a compra, o Rex reúne os produtos à base de vegetais em uma geladeira específica para eles. “O plant-based está tanto nos supermercados A e B como no low price. O consumidor tem comprado a categoria independentemente do poder aquisitivo, uma demonstração de que não é só um modismo”, ressalta.
Yamo: Visibilidade na gôndola para vender mais
A Yamo foi além do plant-based, buscando um substituto ao leite animal que oferecesse a funcionalidade de um alimento altamente nutritivo: o inhame. Além das tradicionais bebidas vegetais, comercializa sorvetes e picolés em diversos sabores. Fabio Neto, fundador da empresa, diz que é importante a escolha de fornecedores de qualidade, feita por um time de especialistas que façam a curadoria sem olhar somente para a margem, mas que garantam a credibilidade de uma loja que queira se tornar referência no segmento.
O empresário ressalta que o mercado ainda está em um processo de maturação, mas que o consumo vem se disseminando, e o varejista tem papel fundamental nesse processo. “É importante aumentar o espaço na gôndola. Por não ter a visibilidade adequada, a categoria acaba criando a falsa ideia de que não vende. Começamos a entrar em redes regionais como Shibata e Bergamini, e a resposta tem sido muito boa. Estamos vendendo até em atacarejos, que nunca imaginamos ser um mercado de atuação”, comenta Neto, que sugere a exposição dos sorvetes e leites ao lado das respectivas versões regulares
380% crescimento da Yamo nos últimos 12 meses
Fotos: Divulgação
“É importante o varejista não olhar para o plant-based como um nicho. Na Europa, há 30 marcas de leite vegetal. Aqui ainda existe um espaço de amadurecimento e maturação, mas temos visto só avanço. Nos próximos anos, o Brasil vai atingir 59% de pessoas que têm algum tipo de intolerância ou alergia à proteína do leite”
Fabio Neto - Fundador da Yamo
Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022
Leia também:
Conheça 4 categorias que crescem e possuem altas margens
Mercado plant-based começa a ser mais acessível
Cresce 150% as vendas de plant-based no Pão de Açúcar
Mercado de cosméticos veganos ou naturais cresceu 50% nos últimos anos
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

Amigão inaugura cinco lojas no PR após aquisição do Super Pão
