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22/02/2025
Mesmo com recorde de vendas online, GPA registra prejuízo no 3º trimestre
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/11/2021
Foto: Divulgação
Nem mesmo o crescimento de 46% nas vendas do e-commerce alimentar no terceiro trimestre, ante o mesmo período de 2020, para R$ 475 milhões, foram suficientes para impedir o prejuízo de R$ 88 milhões no período do GPA. Considerando a base de 12 meses, o GMV atingiria R$ 1,9 bilhão.
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No terceiro trimestre, a penetração de vendas online foi para 9,3% na comparação com os 6,3% registrados no mesmo período de 2020, a penetração de vendas na bandeira Pão de Açúcar é de em média 15%, atingindo picos de 20% ao longo do trimestre.
Vale destacar também o forte crescimento na quantidade de pedidos realizados no período, com crescimento 109% no número de pedidos, superando o total de pedidos realizados durante todo ano de 2019. O serviço de Clique & Retire, disponível em 286 lojas representou 11% do GMV total (1P). Ao longo do trimestre, também teve forte desempenho dos last milers, parcerias presentes em cidades com 563 lojas em operação, registrando 42% do GMV do 3T21, um aumento de 37% ante o segundo trimestre do ano.
Quando considerado o desempenho de vendas do canal online, os formatos supermercados apresentaram queda (Pão de Açúcar, -3,6%; e Mercado Extra, -0,2), enquanto Proximidade cresceu 12,1%.
“Ao mesmo tempo que o nosso ecossistema digital se mantém forte em uma dinâmica cada vez mais adaptada ao cotidiano de um consumidor omnichannel, alcançamos o patamar histórico de vendas e 393% de crescimento se comparado ao 3T19, e ainda de 46% sob a fortíssima base do 3T20, com uma penetração do canal cada vez mais relevante, tanto no Brasil quanto no Grupo Éxito. Tal evolução reflete a robustez do nosso planejamento estratégico e a eficiência da operação, com um modelo de plataforma aberta e ampla experiência na distribuição de alimentos via e-commerce”, afirma o diretor presidente do GPA, Jorge Faiçal.
Vendas 'mesmas lojas'
No quesito vendas 'mesmas lojas', que considera apenas pontos de venda abertos há pelo menos 12 meses, as únicas operações que apresentaram crescimento foram as lojas de proximidade, com avanço de 12,1% no 3o trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020, e os postos de combustível (+1,1%). A maior queda nas vendas nesse conceito veio do Extra Hiper (- 12,8%). As 71 lojas da bandeira foram vendidas em outubro para o Assaí Atacadista, em um negócio de R$ 5,2 bilhões.
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