SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Extra GPA Petrópolis

Mercado Extra abre 1ª loja construída com planos de acelerar expansão orgânica

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/06/2021

Foto: Divulgação

A bandeira Mercado Extra, do GPA, abre hoje (15/06) as portas da unidade de Petrópolis (RJ). Mas essa não é uma inauguração comum. Ela vem repleta de simbolismos. Apesar de ser a sua 147ª loja, é a primeira construída – todas as demais são fruto de conversões – e faz parte de um plano de expansão orgânico previsto para acelerar em 2022. A unidade também chega no momento em que a marca comemora três anos de existência. Além disso, a filial tem uma história por trás. Há quatros anos foi alvo de um incêndio, e o ponto aguardava por uma decisão da companhia sobre qual bandeira deveria ser erguida no local.

Escolhida a marca, o mais recente Mercado Extra carrega a proposta do novo modelo, que vem acumulando crescimento. Em 2020, a bandeira elevou em 11,8% as vendas, conforme resultados divulgados pela companhia referentes ao 4º trimestre e ao ano fechado. Segundo o relatório, a perspectiva é de manter a alta de dois dígitos, uma vez que boa parte do parque de lojas transformadas está em fase de maturação.

Seguindo o posicionamento da bandeira, a filial de Petrópolis pretende ser “o melhor vizinho do bairro”. “A unidade vai ter balcão de atendimento de carne, frios, padaria e uma peixaria fixa, que são algumas importantes mudanças no conceito adotado no Mercado Extra”, explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora de operações do Mercado Extra. “Trata-se de uma loja moderna, com diferenciais de tecnologia, como self checkout, novidade no município eque está presente atualmente em 10 das nossas lojas”, acrescenta.

R$ 22 milhões investidos

O investimento na unidade foi de R$ 22 milhões. A inauguração atende os protocolos de segurança da Covid-19. Uma das medidas é estender as ofertas por vários dias, evitando concentração de clientes. O empreendimento está gerando 100 vagas de empregos, sendo 75 diretos. A fachada estampa uma obra de arte do artista Rodrigo Doug, que traz elementos associados à natureza e uma mulher negra, remetendo ao tema da diversidade, frente adotada pelo GPA. “No quadro da loja de Petrópolis, 65% dos colaboradores são mulheres”, conta a executiva.

Foto: Divulgação

Os consumidores de Petrópolis também se beneficiarão das iniciativas de comemoração do aniversário da bandeira. Entre elas, os clientes do Clube Extra ganham R$ 80 de prêmio se ouvirem um apito ao passar pelo checkout. A ação contribui ainda para fidelizar o público. No sortimento, os consumidores encontrarão produtos da marca exclusiva da companhia, como Qualitá e outras, que já respondem por 25% das vendas do Mercado Extra. Além disso, a tendência é de que a nova unidade venha a oferecer as modalidades de delivery já operadas pelo GPA, como as plataformas próprias de última milha e de terceiros, como o Rappi, Cornershop e Supermercado Now. “Primeiro estamos com foco na inauguração, mas esses serviços deverão vir depois”, comenta Christiane.

Novidades conforme o público

Conforme as lojas vão se consolidando no novo modelo, é possível identificar oportunidades de ampliação de negócios. Um exemplo é a peixaria, que, na maioria das lojas atua num modelo “flex”. Ou seja, elas ocupam um pequeno espaço onde são acomodados os peixes frescos, que precisam ser mantidos a uma temperatura específica. “É muito parecido com as feiras, que acontecem nos bairros”, explica a diretora de operações. Nas unidades onde essa modalidade está indo bem, está sendo implementada uma seção de peixaria maior. “Medidas como essa geram maior recorrência de compras e um tíquete de compra mais alto”, ressalta Christiane.

Outro exemplo é conceito de store in store (loja dentro da loja), que vem sendo muito utilizado em outras bandeiras do GPA. O modelo não se encaixa no perfil de todas as unidades do Mercado Extra, mas em alguns casos específicos há potencial. A executiva exemplifica com a unidade do Guarujá, no litoral paulista, que ganhou uma loja Swift dentro da área de vendas em maio deste ano. “Nesse caso, o perfil do consumidor que fica no entorno da loja justifica o modelo. Por isso, analisamos as possibilidades pontualmente”, explica Christiane. Para ela, o varejo é dinâmico e exige estar sempre de olho no cliente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                  LinkedIn                                                 ,                                                 Instagram                                                 e                                                 Facebook         

COMPARTILHAR
TAGS:Extra, GPA, Petrópolis
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Assaí-Gpa-GrupoMateus-CarrefourResultados 4T24

Grupo Mateus deve apresentar aumento de 17% na receita do 4T24

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados