SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Mateus Big Carrefour Asun Cencosud Assaí

Mais uma varejista regional negocia lojas do Big com Carrefour

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/09/2022

Foto: Divulgação

O Grupo Mateus está na disputa para adquirir oito unidades do Big. O Carrefour comprou em março do ano passado a marca Big por R$ 7,5 bilhões. Em maio deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação com a restrição, incluindo a venda de 14 unidades do total adquirido, uma operação que pode girar entre R$ 450 milhões e R$ 600 milhões, dizem fontes próximas aos vendedores.

[noticiasRelacionadas]

O Grupo Mateus está negociando a compra da unidade de Olinda, em Pernambuco e também estaria analisando outros sete pontos na Bahia. Alagoas e Pernambuco, região onde a marca pretende aumentar sua presença. Mas, segundo fontes, ainda não há consenso sobre o valor da operação.

Os chilenos do  Cencosud  também analisaram algumas unidades.  Além disso, a Asun, praticamente, já fechou a compra da loja de Gravataí, no Rio Grande do Sul. A empresa informou que há uma negociação em andamento por essa unidade, porém, prefere não detalhar os termos por questões de confidencialidade e porque a compra não está fechada. Acrescenta que a negociação foi levada para análise do Cade, há um prazo de 15 dias para recursos e, após este período, seguirá com as tratativas.

As unidades do bloco à venda estão nas cidades de Juazeiro do Norte (PE), Paulista (PE), Olinda (PE), Recife, Maceió, Itabuna (BA) Gravataí (RS), Viamão (RS) e Santa Maria (RS).

Segundo fontes, com base na lista de ativos à venda, são pontos que valem entre R$ 30 milhões e R$ 45 milhões, no máximo. O valor está abaixo do preço pago pela atacadista Assaí pelas unidades de hipermercados do Extra, atualmente em fase de conversão (média de R$ 57 milhões por Extra) porque esses pontos têm metro quadrado mais valorizado, em bairros de renda mais alta.

Além do valor da aquisição, o novo dono teria que investir uma soma adicional na reformas das unidades do Big. As últimas reformas de varejistas têm custado de 50% a 100% do valor pago pela compra da unidade por causa da alta dos custos de materiais.

O Assaí também teria analisado a lista à venda, mas considerou que haveria uma canibalização com seus pontos em determinados locais, e seu foco está em concluir a conversão das unidades do Extra em Assaí.

Procurados, o Carrefour informou que “por ora, que não há nada a mais para acrescentar, além das informações que já foram publicadas pelo Cade”. Enquanto, o Grupo Mateus e o Cencosud preferiram não comentar.

Além das unidades no Nordeste, há também a venda de quatro lojas do grupo Big no Sul — duas em Gravataí (RS), da cadeia Maxxi e Nacional, e duas da rede Maxxi, em Santa Maria (RS) e Viamão (RS). 

As negociações ocorrem ao mesmo tempo em que avança a venda das 24 unidades do Makro em São Paulo, dentro do plano de seu controlador, o grupo holandês SHV, de deixar o país. Grupo Muffato  é um dos interessados, como antecipou o Valor há dois meses. Segundo uma pessoa a par do assunto, as análises dos ativos e do valor da operação continuam em andamento, mas ainda não se chegou a um consenso sobre preço.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                  LinkedIn                                                                                                  ,                                                                                                  Instagram                                                                                                  e                                                                                                   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Mateus, Big, Carrefour, Asun, Cencosud, Assaí, Muffato
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados