07/07/2025
“Lucros e Perdas não são mais suficientes para avaliar empresas”
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 06/12/2020
Foto: divulgação
Segundo o professor de Harvard, George Serafeim, em matéria da Exame, “lucros e Perdas não são mais suficientes para avaliar empresas”. Diante de todas as transformações que vêm acontecendo no mercado, ele não está errado! Um exemplo é o avanço dos debates em torno do termo ESG, que trata dos investimentos ambientais, sociais e de Governança Corporativa por parte das empresas. O tema inclusive foi capa da edição de novembro da Revista SA Varejo .
Serafeim defende a importância de colocar um valor em $ no impacto de produtos e operações sobre pessoas e o planeta, e depois somá-lo ou subtraí-lo dos lucros das empresas. Isso é, no mínimo, interessante.
“Sem monetizar os impactos, ficamos com a ilusão de que as empresas não têm impacto”, afirma.
O bom é que já tem muita empresa, inclusive no Brasil, buscando formas de ajudar a melhorar a sociedade que, apesar da riqueza, enfrenta mazelas como o racismo, um abismo crescente entre ricos e pobres e danos à natureza. A pandemia de coronavírus tornou essa busca mais urgente!
Esse é um tema do qual ainda vamos ouvir falar muito. Então convido vocês a lerem a nossa reportagem sobre ESG e como ele está movimentado o setor. Vale a pena!
Notícias relacionadas

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Barbosa reabre loja em Barueri (SP)

SuperKoch moderniza loja em Itapema (SC) com foco na reestruturação do hortifrúti, padaria e açougue
