ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Loja do Carrefour desenvolve espaço vegano em seu açougue e democratiza consumo do produto
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/09/2022
Foto: Divulgação
A loja do Carrefour da Av. Washington Luís, na zona sul de São Paulo, inovou com uma proposta ainda não desenvolvida no Brasil que é a venda de carnes vegetais a granel em seu açougue. Geralmente vendidas em formato de hambúrguer congelado, as proteínas plant-based tem sido cada vez mais buscadas pelo consumidor, em um mercado que só cresce mas que poderia expandir mais se não fossem os altos preços que inviabilizam o consumo por parte dos brasileiros.
[noticiasRelacionadas]
Fornecidos para a Verdali , fábrica com grande estrutura e que produz também para marcas como a Seara , o produto é entregue congelado ao supermercado e passa por um processo de resfriamento, permitindo que possa ser exposto e comercializado a granel, juntamente com as carnes de origem animal.
A técnica permite que as carnes veganas da Verdali possam ser vendidas por valores quase três vezes menores, equiparando-se às carnes animais. Enquanto as demais proteínas plant-based são vendidas por de 100 a 130 reais o quilo, esse produto custa cerca de 43 reais o quilo.
Além do preço mais acessível, o fato do produto estar exposto no açougue proporciona mais visibilidade, democratizando seu consumo. A empresa está ainda fazendo degustação para gerar experimentação no público. "Os clientes estão tendo a curiosidade de provar e alguns ficaram muito empolgados com a novidade", conta Carolina Garcia, gerente de desenvolvimento do Carrefour.
A executiva explica que a ausência de embalagens também barateia o produto, que é exposto ao lado das carnes de origem animal, mas de forma isolada, inclusive os utensílios de manuseio são exclusivos e não têm contato com as outras proteínas. Carolina acrescenta que também expuseram os produtos em bandejas totalmente sustentáveis, feitas de bambu, nas geladeiras de autosserviço.
Foto: Divulgação
Para destacar as proteínas vegetais foi criada também uma comunicação especial com totem, moldura para definir o espaço dos produtos, displays de balcão, faixas nas prateleiras, precificação com o descritivo das proteínas e distribuição de folder com receita e QR Code para o público acessar outras informações e dicas de preparo dos produtos.
Inicialmente, estão sendo oferecidos no açougue os Hambúrgueres Vegetal e Sem-Frango, Tiras Sem Frango e Mignon Vegetal, Steak Vegetal, Costelinha e Carne Moída Vegetal, Filé Sem Frango e Mini Sem-Frango.
As próximas lojas a trazerem essa proposta são os hipermercados Pamplona e Rebouças, nos Jardins, Pinheiros e Butantã. A intenção é estender gradualmente essa iniciativa para outras unidades da rede.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque
