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Levantamento indica que mais de 20% dos shoppers incluem lançamentos em sua cesta

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/09/2023

Foto: Stock Adobe

A Pesquisa Horus Shopper deste primeiro semestre mostra que 21,2% dos shoppers possuem ao menos um lançamento em suas cesta de compras. O levantamento ainda sugere que se lançamento fosse uma categoria, ela seria a terceira mais incidente nas cestas de compras. 

Na comparação de janeiro a julho 2023 x 2022 é verificado um  crescimento no número de lançamentos de  8,7 mil para 10,3 mil, e a expectativa é de que a indústria traga mais novidades para o segundo semestre. De acordo com a GS1 Brasil, o índice de intenção de lançamentos cresceu 35,4% no acumulado de 12 meses.

Vale destacar que,do total de lançamentos, apenas 53% são inovações de fato. 47% são produtos já existentes no mercado mas lançados em novas embalagens. Entretanto, os shoppers possuem intenções diferentes de compra e parte deles está em busca de melhor custo-benefício. Outros querem novidades e estão abertos à experimentação de inovações da indústria. 

A pesquisa revela ainda que 40%, aproximadamente, dos lançamentos estão posicionados com preço premium no segmento em que atuam. Thais Lordelo Castro, shopper insights manager da Horus, integrante do Ecossistema Neogrid, apresentou os resultados em encontro para o mercado no dia 21/09, na sede da Neogrid, em São Paulo.

Oportunidades para o varejista

Thais destacou que o momento mais propício para o shopper experimentar uma novidade é durante as compras de abastecimento, pois está mais aberto e com tempo e recursos reservados. 

Felipe Manssur, diretor de inteligência comercial do Roldão Atacadista, participou de um debate promovido pela Horus, juntamente com Juliana Hisae, gerente de trade marketing da Incrível, e Karina Bogomolow, gerente de trade marketing da General Mills. A conversa foi mediada por Thais e Bruna Fallani, diretora de marketing da Horus. 

Manssur disse que a responsabilidade do sucesso de um lançamento é geralmente dado à indústria. Porém, no Roldão acredita-se que a responsabilidade é de 50% para cada um. O varejo tem seu papel nesse processo e, para executá-lo bem, é preciso conhecer a expectativa do público sobre esse produto”, reforçou.

A estratégia da rede de atacarejo é, trabalhar o item nos pontos mais quentes da loja. “Se eu colocar mais um produto na prateleira, a chance dele ser notado é mínima”, explicou. O executivo também ressaltou a importância dessas novidades para as categorias na loja. 

“Fazemos a seguinte análise: Quantos shoppers o lançamento vai me trazer? Qual o seu papel na estratégia que temos para o desenvolvimento do produto? E para nossa categoria? Depois todas essas informações são cruzadas para definir a estratégia para um lançamento. É assim que escolhemos lançamentos e definimos metas e targets”, completou.

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