ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Kimberly-Clark cria lenço de papel que avisa quando consumidor está gripado
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/11/2019
Um lenço de papel que muda de cor quando a pessoa assoa o nariz já foi patenteado pela Kimberly-Clark. Caso o usuário esteja gripado, o lenço fica com uma cor específica. Já se for apenas um resfriado ou uma alergia, o produto assumirá outros dois tons distintos. A inovação foi possível, de acordo com a multinacional, porque em cada um dos três casos o fluído é diferente.
[noticiasRelacionadas]
O produto, no entanto, ainda não tem previsão de lançamento, assim como diversas inovações que a companhia já patenteou, conforme relatou Pete Dulcamara, cientista-chefe da Kimberly-Clark, em entrevista à Época Negócios . "O que eu descobri no meu trabalho é que, para lançar um produto inteligente de sucesso, você precisa associar cinco fatores: 1. uma proposta de valor que o consumidor entenda; 2. um modelo de negócio que traga lucro; 3. uma estratégia global de mercado que você possa executar; 4. uma gama de produtos derivados; 5. uma tecnologia com custo viável. Então, em todos os produtos smart que criamos até agora, ainda falta pelo menos um desses cinco fatores. É preciso combinar todos eles para criar um produto comercialmente viável", justifica.
O cientista conta que um dos produtos inovadores desenvolvidos recentemente é um papel higiênico com biomarcas, que pode alertar o usuário caso ele apresente sinais de câncer de cólon. "Mas será que o consumidor quer ir ao banheiro e receber essa notícia do papel higiênico? Pode ser bem assustador", questiona o profissional que responde por toda a inovação da Kimberly. “Estamos vivendo um momento único. Tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, blockchain, sequenciamento genético e robótica avançada vão mudar completamente a realidade como a conhecemos. Para um cientista, é um ótimo momento para estar vivo”, comemora Pete Dulcamara.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

Tecnologias que estão redefinindo o futuro do varejo

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejo
