ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20/02/2025
Índice de ruptura cai 1,7 p.p. em fevereiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/03/2024
Foto:
Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
Em fevereiro, os índices de ruptura chegaram a 13,6%, o que representa uma queda de 1,7 p.p. na comparação com o mês anterior. Itens como o ovo, azeite e arroz apresentaram queda na indisponibilidade e alcançaram índices de 18,3% 16,6% e 9,5%, respectivamente. Já outros produtos como o leite (16,1%) e feijão (11,3%) não tiveram alteração significativa no comparativo entre os meses.
[noticiasRelacionadas]
Os dados são de uma pesquisa da Neogrid e também demonstram que apesar da diminuição, os preços desses produtos continuam em ascensão. O ovo, por exemplo, subiu 10% em fevereiro em relação a janeiro deste ano, enquanto o azeite teve aumento de 5,4% e o arroz de 12,8%.
O preço médio por litro do leite também aumentou (+3,35%) e segundo dados da Embrapa, os principais motivos pela alta são a conjuntura internacional e a fraca demanda interna, somados à estagnação da produção brasileira de leite em 34 bilhões de litros anuais.
Por fim, o valor do feijão também subiu (+4,23%) e de acordo com a previsão do IBGE haverá uma queda de 2,8% na safra em relação a 2023 por conta das mudanças climáticas, algo que pode elevar ainda mais o preço do quilo do alimento.
Para Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid, essa alta de preços é comum no início do ano e é responsabilidade estratégica do varejo mitigar o repasse do aumento dos fornecedores aos consumidores.
O executivo também comenta sobre a queda na ruptura entre janeiro e fevereiro. "A elevação da ruptura em janeiro é um fenômeno natural do mercado, assim como a subsequente queda no mês seguinte - reflexo do término do ciclo de negociações e da normalização do abastecimento".
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Arasuper reduz em 36,5% o índice de produtos sem giro
