SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo deve antecipar planejamento para enfrentar calendário intenso no 2º semestre

26/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Hipermercado Formato de Loja Covid19 Coronavírus Covid-19

Hipermercados estão renascendo?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/04/2020

Fora do foco das atenções do setor nos últimos anos, o formato hipermercado surpreendeu ao conquistar 560 mil novos domicílios consumidores nas primeiras semanas de corrida ao varejo alimentar em razão do surto de Covid-19, de acordo com dados da Kantar. A Nielsen já havia reportado crescimento de 1,9% nas vendas dos hiper no acumulado de 12 de janeiro e 15 de março, período que antecedeu o pico gerado pela pandemia. 

Seriam esses sinais do renascimento dos hiper? “Ainda é cedo para ser conclusivo sobre o legado que a pandemia deixará para o varejo alimentar, mas alguns pontos parecem evidentes,” acredita o executivo de uma grande rede que preferiu não se identificar. Segundo ele, a recuperação dos hipermercados é uma delas. “Talvez não em patamares como os de antigamente, mas de uma maneira importante”, pondera.

[noticiasRelacionadas]

Ele explica: “Os hipermercados ganharam relevância na pandemia por ter maior espaço de circulação, o que evita aglomerações –  esse conforto deverá continuar na lembrança do consumidor". As compras grandes e diversificadas, em um só lugar, aparecem como outra comodidade que o brasileiro reencontra e valoriza. Sobretudo, porque os hiper hoje oferecem uma boa operação de perecíveis e de transformação de produtos.

Na visão do executivo, as vendas de eletrônicos e bazar, que cresceram no formato no último mês, também devem se sustentar, mesmo que em níveis menores. Isso, com destaque para artigos de papelaria e escritório, já que o home office deve ser incorporado pelas empresas em muitas atividades. O cliente vai na loja para comprar alimentos e já leva tudo do que precisa.

"Também observo que as entregas de apps como Rappi e iFood estão funcionando a todo vapor e vieram para ficar. Creio que as empresas existentes reforçarão ainda mais as equipes e outras entrarão no mercado. O sistema clique e colete também deve prosperar por ser rápido e evitar aglomerações", afirma o diretor.

Outro ponto destacado são eventuais parcerias de restaurantes renomados com os hiper. "Com o tombo gerado pelo distanciamento social, muitos chefs têm nos procurado para assinar pratos prontos sofisticados. Eles não querem mais passar pelo drama de não ter clientes e caixa. As possibilidades estão se multiplicando e cabe a nós agarrar as mais viáveis”, completa o executivo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:          LinkedIn         ,         Instagram         e         Facebook         !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Hipermercado, Formato de Loja, Covid19, Coronavírus, Covid-19
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Confiança Aquarius MaríliaCompetitividade

O bom, velho e resiliente formato de supermercados

Grupo ABC avança em Minas Gerais com inauguração de hipermercadoNova loja

Grupo ABC planeja abertura de 8 unidades até o fim de 2025

AdobeStock_298593991_Editorial_Use_OnlyFormatos de Loja

Inflação e novos hábitos de consumo influenciam supermercadistas a rever estratégias

Loja Temática - Mundo NinhoIndústria

Primeira loja temática da Nestlé no mundo se baseia em tendências de consumo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados