SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Há solução para os hipermercados?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/07/2022


Foto: Arquivo SA Varejo - Ciete Silvério

Não é de hoje que se discute a queda nas vendas do formato, mas a saída do GPA do modelo desde o início deste ano reacendeu o debate. Hoje, com o fechamento das unidades Extra Hiper, poucas empresas permanecem no segmento. Para esses varejistas, a McKinsey abordou algumas alternativas em um estudo sobre as tendências para o varejo alimentar.

Entre os desafios enfrentados, a consultoria aponta o fato de que o online avançou sobre uma importante vantagem competitiva do modelo: a venda de bens duráveis. Afinal, tornou-se muito mais cômodo para o consumidor pesquisar na internet, onde há uma infinidade de versões, conveniência e diversas formas de recebimento em casa. Por outro lado, a Mckinsey avalia que os hipermercados ainda são reconhecidos pela praticidade nos serviços oferecidos e pelo sortimento amplo e de qualidade.

Confira 3 pontos que o modelo pode focar:

01. Reforçar a amplitude do mix por meio de parcerias com varejistas de não alimentos, desenvolvendo o conceito de loja dentro da loja

02. Tornar-se um centro de serviços, explorando o espaço das lojas e estimulando tráfego de clientes. Para isso, vale apostar em praças de alimentação, serviço postal e bancário, estabelecimentos de estética e beleza, lavanderia, pet shop, entretenimento para adultos e crianças, etc.

03. Otimizar a área de vendas para oferecer uma experiência omnichannel, com centros de distribuição em loja e pontos de retirada de mercadorias adquiridas online, entre outras opções de conveniência

41% dos consumidores frequentam o formato por lazer

33% das pessoas recorrem ao hipermercado para utilizar serviços

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022

?Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                LinkedIn                                                                ,                                                                Instagram                                                                e                                                                 Facebook

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados