SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Mateus Capital aberto Expansão Investimento Mateus App Spazio Mateus

Grupo Mateus: o desafio de crescer sem perder a essência

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/12/2023


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Inaugurado em 1986 como uma pequena mercearia de 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão, o Grupo Mateus hoje é uma das maiores empresas de varejo alimentar do País com ampla participação nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente, a empresa conta com 250 lojas em operação em 9 Estados brasileiros: 71 de varejo, 66 de atacarejo e 104 de eletro.

[noticiasRelacionadas]

Até 2019, o Grupo Mateus faturava em torno de R$ 10 bilhões por ano. Em 2022, alcançou um faturamento na casa dos R$ 24,5 bilhões, lucro líquido de R$ 1 bilhão e valor de mercado de R$ 14 bilhões, com 54 mil acionistas. Já no terceiro trimestre desse ano a empresa atingiu lucro líquido de R$ 314 milhões, um aumento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado e a receita líquida somou R$ 6,93 bilhões.

"Ao deixar de ser uma companhia privada e passar a ser aberta, o mais importante é manter a essência. Conseguimos seguir sem perder a consistência ao adotar metodologias de gestão adequadas", diz Tulio Queiroz, vice-presidente de Finanças e responsável pelas relações com investidores.

A transição para empresa de capital aberto foi realizada em 2020 por meio de uma oferta pública de ações na B3 que implicou em desafios significativos. Queiroz destaca a adaptação da gestão à conjuntura do País, mencionando a variação da Selic, de 2% na época do IPO para mais de 12% atualmente, influenciando o valor de mercado e os riscos associados. 

Essa transição da companhia de varejo alimentar com capital 100% nacional também trouxe mudanças para a gestão. Anteriormente centrada nas metas de vendas, após a operação o foco se expandiu para outros fatores, como a quantidade de acionistas, transparência, investidores e atenção sobre as adequações regulatórias e conformidades.

“Depois da abertura de capital, é preciso calibrar ainda mais as expectativas, algo que muda inclusive a agenda sobre a relação com colaboradores, que hoje são mais de 50 mil”, conta Queiroz.

Recentemente, o grupo aumentou seus investimentos no Maranhão, Pará e Piauí, explorando formatos menores como lojas de conveniência e testando o mercado pet. "Seguimos trabalhando com previsibilidade de resultados, fluxo de caixa confortável e entregamos uma comunicação adequada: essa é a fórmula para mantermos a geração de resultados no pós-IPO", conclui Queiroz, destacando a importância da estratégia para a fase atual da empresa.

Em 2016 o Grupo se inseriu no mundo digital com a plataforma CantodoChef.com.br, e três anos depois, em 2019, lançou o Mateus App e o e-commerce Mateus Online, voltado à venda de produtos não-alimentícios. 

Há 7 anos atrás a empresa também investiu no segmento prime, inaugurando o Spazio Mateus, empório focado em produtos premium.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Mateus, Capital aberto, Expansão, Investimento, Mateus App, Spazio Mateus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados