Grupo Mateus: o desafio de crescer sem perder a essência

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Reportagem SA+ -

A empresa vem aumentando robustamente seu parque de lojas e avançando rápido no faturamento


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Inaugurado em 1986 como uma pequena mercearia de 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão, o Grupo Mateus hoje é uma das maiores empresas de varejo alimentar do País com ampla participação nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente, a empresa conta com 250 lojas em operação em 9 Estados brasileiros: 71 de varejo, 66 de atacarejo e 104 de eletro.

Até 2019, o Grupo Mateus faturava em torno de R$ 10 bilhões por ano. Em 2022, alcançou um faturamento na casa dos R$ 24,5 bilhões, lucro líquido de R$ 1 bilhão e valor de mercado de R$ 14 bilhões, com 54 mil acionistas. Já no terceiro trimestre desse ano a empresa atingiu lucro líquido de R$ 314 milhões, um aumento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado e a receita líquida somou R$ 6,93 bilhões.

"Ao deixar de ser uma companhia privada e passar a ser aberta, o mais importante é manter a essência. Conseguimos seguir sem perder a consistência ao adotar metodologias de gestão adequadas", diz Tulio Queiroz, vice-presidente de Finanças e responsável pelas relações com investidores.

A transição para empresa de capital aberto foi realizada em 2020 por meio de uma oferta pública de ações na B3 que implicou em desafios significativos. Queiroz destaca a adaptação da gestão à conjuntura do País, mencionando a variação da Selic, de 2% na época do IPO para mais de 12% atualmente, influenciando o valor de mercado e os riscos associados. 

Essa transição da companhia de varejo alimentar com capital 100% nacional também trouxe mudanças para a gestão. Anteriormente centrada nas metas de vendas, após a operação o foco se expandiu para outros fatores, como a quantidade de acionistas, transparência, investidores e atenção sobre as adequações regulatórias e conformidades.

“Depois da abertura de capital, é preciso calibrar ainda mais as expectativas, algo que muda inclusive a agenda sobre a relação com colaboradores, que hoje são mais de 50 mil”, conta Queiroz.

Recentemente, o grupo aumentou seus investimentos no Maranhão, Pará e Piauí, explorando formatos menores como lojas de conveniência e testando o mercado pet. "Seguimos trabalhando com previsibilidade de resultados, fluxo de caixa confortável e entregamos uma comunicação adequada: essa é a fórmula para mantermos a geração de resultados no pós-IPO", conclui Queiroz, destacando a importância da estratégia para a fase atual da empresa.

Em 2016 o Grupo se inseriu no mundo digital com a plataforma CantodoChef.com.br, e três anos depois, em 2019, lançou o Mateus App e o e-commerce Mateus Online, voltado à venda de produtos não-alimentícios. 

Há 7 anos atrás a empresa também investiu no segmento prime, inaugurando o Spazio Mateus, empório focado em produtos premium.

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