SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Mateus Resultados 4º tri Mix Mateus Expansão Resultados

Grupo Mateus apresenta alta no lucro e receita líquida durante último trimestre de 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/03/2024


Foto: Divulgação

Durante o último trimestre de 2023, o Grupo Mateus atingiu uma receita líquida de R$ 7,5 bilhões, uma alta de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. As despesas operacionais do 4T23 totalizaram R$ 1,1 bilhão, representando 15,1% da receita líquida do período. 

[noticiasRelacionadas]

As lojas em maturação (com até 3 anos) representaram 59% da receita bruta total da companhia e as vendas em mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) caíram de 11,7% para 8,8%.

Excluindo os efeitos extraordinários, o Ebitda totalizou R$ 561,4 milhões, um aumento de 47,8%, com margem Ebitda de 7,5%.

Na mesma base de comparação, o lucro líquido cresceu 25% e totalizou R$ 388 milhões, enquanto o lucro bruto teve uma alta de 27,8% e atingiu R$ 1,6 bilhão

Por segmento, os atacarejos apresentaram um crescimento de 32,6% na receita bruta, totalizando R$ 4,8 bilhões e representando 56,2% da receita bruta total do Grupo. O desempenho em mesmas lojas também contribuiu, com um avanço de 5,7%.

Enquanto isso, o varejo atingiu receita bruta de aproximadamente R$ 2,1 bilhões, sendo que as lojas de hiper/super registraram um crescimento de 11,8%, e as lojas da bandeira Camiño observaram um aumento de 10,3%. 
.
Em relação à expansão, durante o período o Grupo Mateus abriu 12 lojas, sendo11 no formato de atacarejo e um de supermercado. O foco da companhia foi Pernambuco, que recebeu seis novas lojas, incluindo marcos importantes como a inauguração das primeiras unidades em Recife e Olinda. A empresa também ampliou sua presença em Maceió no Alagoas com a abertura de dois atacarejos.

Acumulado do ano 

No acumulado de 2023, a companhia atingiu uma receita bruta de R$ 30,2 bilhões, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior e um desempenho de mesmas lojas de 8,5%. O segmento do varejo registrou receita bruta de R$ 7,8 bilhões, um aumento de 14,2% no mesmo comparativo e o atacarejo alcançou R$ 16,6 bilhões, 30,7% a mais do que em 2022. 

A receita líquida foi de R$ 26,8 bilhões, alta de 23%, e o Ebitda totalizou R$ 2 bilhões com margem de 7,4%. Já o lucro líquido cresceu 20% totalizando R$ 1, 2 bilhão e o indicador Dívida Líquida/Ebitda foi de 0,3x, com endividamento líquido total de R$ 489,4 milhões e saldo de caixa de R$ 1,3 bilhão.

Ao todo, no último ano a companhia abriu 22 atacarejos e três supermercados.

Planos de expansão seguem para 2024

Em 2024 o Grupo continuará focado em seu plano de expansão, ampliando sua participação nos estados da Regional Nordeste e aproveitando as oportunidades para fortalecer sua presença no Maranhão com lojas de varejo. 

Jesuíno Martins, CEO do Grupo, conta que ainda há oportunidade de crescimento, mesmo nas regiões onde a empresa já possui presença consolidada. “A companhia manterá o foco no crescimento aliado à rentabilidade, além das melhorias no capital de giro, trabalhando para gerar valor para seus funcionários, acionistas e demais parceiros”, conta Martins.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Mateus, Resultados 4º tri, Mix Mateus, Expansão, Resultados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados