SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grandes redes aceleram na expansão mas crescimento do varejo alimentar é puxado pelas regionais

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/10/2022

Foto: Divulgação Super Nosso

As maiores empresas do varejo alimentar estão pisando no acelerador a partir de aquisições, conversões e expansão orgânica. É mais uma variável na dinâmica de concorrência do autosserviço, que, de forma geral, cresce puxada sobretudo pelas redes regionais

[noticiasRelacionadas]

Para se ter uma ideia, as empresas de atuação nacional saíram de uma participação de 36,1% para 25,5% de 2006 para 2021, enquanto as regionais saltaram de 63,9% para 74,5% no mesmo período. “A regionalização tem muita força no setor”, afirmou Vinicius Aroeira, CFO do Super Nosso , durante evento realizado pela XP na semana passada. 

Segundo especialistas, redes como Carrefour , Assaí  e GPA , correm atrás para se consolidarem em praças onde os regionais dominam o mercado e conhecem muito bem o consumidor, com um diálogo mais próximo.

Danniela Eiger, analista de varejo da XP, disse que os grandes grupos estão acelerando e se consolidando, mas que não se trata de uma questão de tamanho, e sim de cultura, já que as realidades de cada região são muito diferentes.

Com expansões aceleradas, o GPA aposta nas lojas de proximidade e já aumentou a meta de 100 para 250 unidades até 2025. A especialista da XP ressaltou que, em sua opinião, a decisão do Grupo foi assertiva e que cada vez mais teremos players focados em uma proposta, relembrando a separação do Mambo do atacadista Giga .

Entretanto, ao mesmo tempo que as gigantes se movimentam, as redes regionais, que já possuem muita força em seus mercados, seguem ousadas em suas metas. O  Grupo Mateus , por exemplo, marca presença em seu território. Somente neste primeiro semestre abriu 20 lojas e expandiu sua atuação para os estados do Ceará, Sergipe e Paraíba, onde estreou ontem na cidade de Sousa. A empresa atua nos formatos varejo e atacarejo em oito estados do nordeste, além do Maranhão, e quer chegar em Alagoas. 

O Super Nosso também tem planos para as duas frentes, apostando no cash & carry e em supermercados e lojas de proximidade, além de considerar entrar em novas praças, como Brasília (DF) e Vitória (ES). O objetivo é ampliar sua base de 1 milhão para 10 milhões de clientes. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook
 
COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados