SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Abilio Diniz Carrefour COP27

GPA é um ativo muito importante, mas estou no Carrefour e sou um dos maiores acionistas globais, afirma Abilio Diniz

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/11/2022

Foto: Divulgação

Os setores de varejo, tecnologia, saúde e educação, são os segmentos em que o empresário Abilio Diniz está olhando com mais atenção para investir. O executivo ressaltou que o GPA é um ativo muito importante, mas que está no Carrefour e é um dos maiores acionistas globais. “Não posso colocar o pé em duas canoas”, disse em entrevista ao Valor Econômico.

[noticiasRelacionadas]

O executivo lembrou ainda que no Carrefour ele tem uma visão não só de Brasil, mas também global. “Saímos da China e Taiwan, estamos nos concentrando na Europa. Temos uma visão clara da Europa. A preocupação das empresas e pessoas lá é com energia, os custos aumentaram depois da guerra da Ucrânia. Enquanto estiver aqui, quero aprender. Estou muito feliz no Carrefour”, afirmou.

Abilio destacou também que tocar bem uma empresa, gerar receita e empregos e pagar impostos são características importantes de um empresário. “Quando sai do Grupo Pão de Açúcar (GPA), a gente tinha 160 mil pessoas trabalhando. No Carrefour, temos 150 mil pessoas. O foco é gerar cada vez mais emprego para os brasileiros”, afirmou.

Sobre o novo governo, o executivo afirma estar otimista. “Com o novo governo, não tenho dúvida que eles vão fazer algumas coisas que ficaram para trás na atual gestão. Acredito que haverá melhorias nas áreas de educação, meio ambiente, relações exteriores e avanços na saúde. Acredito na importância de reforçar o ensino básico e fundamental. Os jovens precisam começar a se alfabetizar bem na base. Também é preciso cuidar da capacitação dos professores. Temos de discutir questões climáticas com empenho. Na saúde, demos um show na pandemia com o Sistema Único de Saúde (SUS), mas tem coisas que precisam ser melhoradas ainda”, avaliou.

Ele entende que o futuro governo terá uma agenda mais voltada para os programas sociais, mas acredita que Lula respeitará o compromisso fiscal. “Não existe incompatibilidade entre econômico e o social”, disse.

O que também me deixa animado, com todo esse tempo que eu tenho na estrada, é que não tenho direito de ser ingênuo. Para Abilio, a experiência vivida pelo presidente eleito, pode colaborar com sua visão de prioridades. “Eu tenho uma ideia de que o Lula, no novo governo, talvez pelo sofrimento que ele tenha passado [com a prisão em decorrência dos processos da Lava-Jato], traga uma visão mais importante de como são as coisas, do que ele precisa fazer”, disse.

A indicação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin para comandar a equipe de transição foi muito assertiva. “Estou vendo o Geraldo vivendo os melhores momentos de sua vida. Ele tem uma habilidade política extraordinária. Ele tem sido um grande articulador nesta transição e está indo muito bem. Um dos economistas da equipe de transição, Persio Arida, defende a ideia de mais abertura do Brasil. À medida que o país se abre para importações, diminui tarifas e automaticamente tem maior facilidade para exportar. Podemos ter uma relação com o restante do mundo muito melhor e compensar esse contexto externo que não é favorável”, avaliou.

O executivo destacou ainda a ida de Lula para a conferência da COP27, no Egito. De acordo com ele, ter um melhor ambiente externo ajuda. “O Brasil é extremamente atraente para investimentos. Também precisamos de segurança política e jurídica, além da reforma tributária urgente, e da reforma administrativa para tornar o Brasil mais eficiente”, disse.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn     Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Abilio Diniz, Carrefour, COP27
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Carrefour pretende fechar seu capital no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados