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06/02/2025
Gigante do varejo acirrará concorrência no formato de super e hipermercados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/11/2020
O GPA vai focar uma estratégia mais voltada a preço nas bandeiras Pão de Açúcar e Extra Hiper. No primeiro caso, a mudança envolve as unidades da marca de supermercados localizadas em capitais mais competitivas, onde as filais terão maior agressividade do ponto de vista promocional. É o caso da cidade de Fortaleza, no Ceará.
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Em teleconferência de resultados, realizada em 29/10, Jorge Faiçal, CEO do Multivarejo (divisão de varejo do GPA), comentou que em localidades mais voltadas a preço não faz sentido manter a mesma proposta de valor de algumas regiões de São Paulo, por exemplo.
A bandeira apresentou um crescimento de 3,2% em vendas no 3º trimestre deste ano sobre igual período de 2019, considerando todas as unidades, e de 3,6% naquelas abertas há mais de 12 meses. A companhia ressalta, entretanto, que as filiais do modelo G7 (Geração 7) apresentaram alta de 7% em faturamento no período.
Além disso, as lojas da marca sentiram a migração dos consumidores dos grandes centros urbanos para casas do litoral e do interior dos Estados. Há casos, no litoral de São Paulo, de lojas que cresceram três dígitos. Outro fator que impactou as vendas foram as cafeterias e lanchonetes que não operaram durante a pandemia. Segundo Faiçal, a bandeira terá maior avanço com o retorno gradual do foodservice e com a volta das famílias às suas casas nos grandes centros, o que deve acontecer no ano que vem com o reinício das aulas.
Já os hipermercados passam por uma revitalização da sua proposta de valor. A ideia é focar mais na competitividade de preços. Entre as iniciativas, está também a simplificação do sortimento. “Estamos em curso com essa adaptação nas lojas, mas em breve poderemos dar mais detalhes”, disse o CEO do Multivarejo.
No terceiro trimestre, o Extra Hiper apresentou um crescimento geral de 2% na receita bruta, enquanto a alta foi de 7,4% no conceito mesmas lojas. Já o GPA Alimentar, que inclui tanto Multivarejo quanto Assaí, cresceu 7,6% no total de lojas, excluindo as drogarias e postos de combustíveis. Entre as filiais em operação há mais de um ano, o avanço foi de 10,4%. Separando as operações de alimentos e não alimentos, o aumento nas vendas foi de 11% em cada uma nos meses de julho a setembro.
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