17/02/2025
Ganhe mais dinheiro ao centralizar seus planos de sortimento
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Centric Software
EM 13/10/2021
Foto: iStock
Imagine saber com antecedência qual deve ser o impacto nas vendas da inserção de um novo produto no sortimento. E com base nessa análise definir, por exemplo, entre investir em marca própria naquela categoria ou cadastrar mais uma linha que a indústria já produz.
Redes de varejo de 32 países já conseguem tomar decisões desse tipo com grande índice de acerto. Elas utilizam o sistema de Gestão do Ciclo de Vida do Produto – PLM (Product Lifecycle Management) desenvolvido pela Centric Software. No varejo brasileiro, a empresa já atende há alguns anos marcas importantes do setor de moda, e agora coloca sua tecnologia e expertise à disposição de toda a cadeia de distribuição de alimentos e bebidas, incluindo o autosserviço alimentar em todos os seus formatos.
O PLM se estende desde o planejamento de produtos e seu desenvolvimento até a produção e gestão da cadeia de fornecimento, com mais foco em processos interativos, colaborativos e criativos. Esse conceito que cuida de todo o ciclo de vida de produtos teve origem nas indústrias automotiva e aeroespacial. Hoje, é utilizado por inúmeros setores – entre os quais o de alimentos e bebidas –, em razão de oferecer respostas precisas para as demandas de mercado. Redes conhecidas pela ótima capacidade de gestão estão na lista de clientes da Centric, entre as quais Auchan, Kroger, Loblaws, Monoprix e Tesco.
O software da Centric conta com ferramentas digitais capazes de centralizar os planos de sortimento para obter visibilidade e estabelecer metas, rastrear o progresso em relação aos planos sazonais, identificar produtos de baixo desempenho e otimizar continuamente os sortimentos com uma única fonte de informações atualizadas e disponíveis em tempo real. Todo esse nível de detalhamento faz da ferramenta um canal para a tomada de decisão colaborativa com a indústria em relação ao mix de produtos.
No dia a dia, garante ao varejo uma visão geral ampla do sortimento de produtos, o que permite observar não só o que está vendendo e quais são os itens com giro insuficiente, mas também identificar sobreposições e lacunas em potencial que podem ser preenchidas com novos produtos ou rebranding (no caso de marca própria).
Dessa forma, o software de PLM da Centric ajuda a melhorar o controle no orçamento destinado à compra de produtos e a equilibrar o mix entre as marcas com diferentes papéis em cada categoria. Redução do estoque, otimização do giro das mercadorias, precificação assertiva e, claro, mais rentabilidade na planilha de resultados. Um só sistema pode gerar todos esses ganhos.
Leia também:
Como não errar nas estratégias de marca própria
Revolucione a gestão das marcas próprias
Notícias relacionadas

Supermercado Mambo conquista selo de melhor açaí de SP

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo
